• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 24/04/2015 - 09:40h
Mossoró

Vice-prefeito avança em “vácuo” de olho no que virá em 2016

Luiz Carlos Martins empreende um modelo de pré-campanha que visa fortalecer sua imagem própria

O vice-prefeito de Mossoró, Luiz Carlos Martins (PT), iniciou na manhã desta quinta-feira (23), pelos conjuntos Abolição II e III, o projeto “Escuta Popular”. Com seu jeito acessível e cordial, além de biografia inatacável, ocupa espaço.

O que parece ser uma simplória ação administrativa, com “objetivo principal de promover o diálogo direto do Gabinete da Vice Prefeitura com a população local e também discutir e encaminhar as demandas que forem apontadas pelos moradores de Mossoró”, como justifica sua assessoria, vai mais além: enxerga 2016.

Luiz, cordial, ocupa espaço com mobilidade quase imperceptível (Foto: Assessoria)

Luiz Carlos avança no vácuo e fragilização da imagem do prefeito Francisco José Júnior (PSD), coincidentemente após pesquisa divulgada há poucos dias, em que sua gestão apareceu com reprovação de 77,9%.

“Vácuo”, na política ou em qualquer outra atividade humana, é uma analogia do que diz a física: “Região espacial que não contém matéria. Na prática, é uma região de gás muito rarefeito e de baixíssima pressão”. Nesse espaço vazio, a ordem é adiantar-se.

Assim, o aliado político e companheiro de gestão, trata de ocupar esse espaço para se credenciar e ganhar mais musculatura no futuro, agindo numa faixa própria e dentro do próprio corpo de poder, ou seja, a Prefeitura.

Cláudia Regina

A estratégia de Luiz Carlos Martins lembra um êxito recente da política de Mossoró.

Rosalba e Cláudia: sincera hipocrisia (Foto: Arquivo da PMM)

Gradualmente escanteada no esquema da então prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje PMDB), a vice-prefeita Cláudia Regina (DEM) sentiu que precisaria agir para não ser engolida. Precisaria abrir os braços. O que fez?

Passou a tanger uma programação político-administrativa própria paralela à de Fafá. Criou, para isso, um biombo de marketing e ação social denominado de “Viver sem drogas”, levando palestras a todos os bairros e áreas rurais do município.

Quando tudo estava arrumado para descartá-la, na convenção municipal do DEM no final de junho de 2008, Cláudia tinha uma carta na manga. Foi avisada pouco tempo antes da convenção que não seria a vice novamente.

A ex-prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) exigiu e impôs sua irmã Ruth Ciarlini (DEM) para o lugar.

Vereadora

A saída de Cláudia Regina foi ser candidata a vereador. Era seu plano B. Só ela e seu círculo fechadíssimo de familiares e assessores sabiam da alternativa.

Terminou como campeã de votos, porque muito antes já tinha começado na prática a sua campanha. Surpreendeu até os donos do seu grupo político, que apostavam em seu fim político ali mesmo.

Rosalba e Cláudia alimentavam até bem pouco tempo uma convivência baseada num terreno gelatinoso e movediço. Disfarçavam um sentimento mútuo. O que havia de mais verdadeiro na relação entre ambas era uma “sincera hipocrisia”.

Agora, Luiz Carlos Martins parece repetir a fórmula de Cláudia Regina. Não quer ir pro cadafalso sem meio de saída por cima. O foco é insondável: retornar à Câmara Municipal ou uma disputa a prefeito?

A caminhada começou.

Veremos.

Acompanhe bastidores por nosso Twitter AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “objetivo principal de promover o diálogo direto do Gabinete da Vice Prefeitura com a população local e também discutir e encaminhar as demandas que forem apontadas pelos moradores de Mossoró”,
    Bom mesmo, vice-prefeito, é manter diálogo com a população saboreando um leite mugido na praça da padaria do seu Araújo, Barrocas.
    Pensando que o senhor ia aparecer por aqui 6 vacas leiteiras permanecem até agora pastando na praça em comapnhia de jumentos, cavalos e porcos. Ah, também tem uma cabra, afinal pode ser que o senhor prefira leite de cabra ao leite de vaca. Nunca se sabe.
    Zé Buchudinho me pergunta se o período da propaganda eleitoral já começou.
    Se começou, eu não sei. Sei que o corpo a corpo já teve início e a propaganda nas emissoras de rádio por parte dos vereadores acontece com uma intensidade nunca antes vista em Mossoró. Não se passa 10 minutos sem que um vereador apareça dizendo que pediu e conseguiu instalação de câmeras de segurança, melhoria na iluminação pública e tudo o mais que se possa imaginar.
    A única coisa que eu sei é que toda esta propaganda é paga com o dinheiro do contribuinte e que DESEQUILIBRA o pleito de 2016, já que os candidatos que não detém mandatos não podem fazer uso da propaganda nas emissoras de rádio e muito menos usarem carros de som para nos bairros apresentarem um projeto de mudança para Mossoró.
    Em Granja, uma vereadora foi cassada porque fez uso do rádio em propaganda da sua candidatura antes do horário permitido pela justiça eleitoral.
    Zé Buchudinho me lembra que estamos em Mossoró. Zé Ruela ri.
    Eu apenas lamento o dinheiro público, que tanta falta para saúde, educação e segurança estar sendo desperdiçado em propaganda.
    /////
    Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
    Qualquer delicadeza para com um corrupto é um estímulo para a prática de novas corrupções.
    Ao ver uma faixa de PAZ numa janela lembre-se que não pode existir PAZ sem JUSTIÇA.

    • Inácio Augusto de Almeida diz:

      Seu Cinquentinha
      Marque com urgência uma reunião com o pessoal do PSOL. Há muito assuntos a serem tratados.
      Lembre-se que se organizar é preparar-se para algo de forma metódica.
      Sem organização não se chega a lugar nenhum.
      Se os vereadores podem usar as emissoras de rádio e o vice-prefeito fazer corpo a corpo, não vejo porque não começarmos a usar carro de som nos bairros para informar aos mossoroenses que existem soluções para Mossoró.
      Saiba que é preciso encher o coração dos mossoroenses com lágrimas de alegria.
      E isto nós vamos fazer.
      91397139
      ////
      Quando serão julgados os recursos sal grosso?
      O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.

      • raimundo nonato sobrinho diz:

        É preciso ter cuidado para nao confundir com propagandas antecipadas.

        • Inácio Augusto de Almeida diz:

          Seu Cinquentionha
          Que propagandas antecipadas? Reunir-se com simpatizantes de um partido político é propaganda antecipada? Mostrar aos mossoroenses os males que afligem a todos nós é propaganda antecipada?
          Propaganda antecipada é a que estão fazendo nas emissoras de rádio com uso de dinheiro público. A mesma mensagem é repetida mais de 200 vezes. E nestas mensagens vereadores dizem que fizeram isto e aquilo.
          Propaganda antecipada é o vice-prefeito ir aos bairros fazer corpo a corpo e tentar se limpar com os eleitores do desastre que é esta administração, esquecendo-se que AJUDOU a eleger este prefeito. Isto sim, é propaganda antecipada.
          Em que outro lugar do mundo alguém viu um vice-prefeito fazendo corpo a corpo e criticando o prefeito que ajudou a eleger?
          Tenho certeza de que a Justiça Eleitoral está atenta a tudo isto. Até porque envolve gastos de recursos públicos. Ou não são gastos públicos o uso de viaturas e pessoal da prefeitura para prosear com eleitores pelos bairros? Ou não são gastos de recursos públicos a propaganda que é paga nas emissoras de rádio para veicular as mensagens dos vereadores?
          Mossoró é uma cidade tão diferente que até o prédio da CMM serve para afixação de faixas disto e daquilo. A última que apareceu foi uma com a palavra PAZ. Se pelo menos a faixa mostrasse a afirmação do Papa Francisco A CORRUPÇÃO FEDE…
          Aproveito, Seu Cinquentinha, para perguntar se já conseguiu saber do Vereador Tomaz Neto a razão dele não divulgar nem a pau a cópia do relatório da auditoria realizada na prefeitura e que foi paga pelo povo.
          Por que Tomaz Neto não divulga este relatório? Por que Tomaz Neto esconde esta cópia?
          As suas “conversas de aproximação” com vereadores oposição de H prosseguem?
          O tempo passando e nada do PSOL preparar a papelada para minha desfiliação do PMDB e filiação ao partido que mais cresce no Brasil. Já começo a desconfiar que não me querem por aí. Até porque, comigo babado não é bico e sebo de tripa não é gordura. Eu, Seu Cinquentinha, lembro talo de macaxeira. Sempre por dentro.
          ////
          Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
          O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.

  2. vladenilson duarte diz:

    Cláudia Regina apesar dos pessares tinha carisma, agora o vice prefeito é totalmente sem sal.

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    “porque muito antes já tinha começado na prática a sua campanha.”
    Isto fez Cláudia Regina e se deu bem.
    “Agora, Luiz Carlos Martins parece repetir a fórmula de Cláudia Regina.”
    Isto faz Luiz Carlos esperando se dar bem.
    Em Granja-CE uma vereadora fez campanha antecipada e se elegeu. Só que foi cassada.
    Mas Granja fica no Ceará e Mossoró fica no Rio Grande do Norte.
    Em Mossoró diariamente ouvimos mensagens de vereadores que são repetidas centenas de vezes nas rádios, onde de viva voz afirmam que fizeram isto e aquilo em benefício da cidade.
    Se isto não é propaganda eleitoral antecipada eu não sei mais o que é propaganda eleitoral antecipada.
    Imagine eu numa rádio a dizer que caso consiga me eleger vereador a merenda escolar será de qualidade porque eu fiscalizarei a qualidade da merenda escolar e que tanto o uniforme escolar como o material escolar serão entregues, nem que eu tenha que fazer greve de fome na Praça do PAX. Claro que se eu fizer isto estarei fazendo propaganda eleitoral de uma hipotética candidatura minha a vereador.
    Calma, corruptos, isto é só uma hipótese para exemplificar o que está acontecendo com uso de dinheiro público em propaganda política antecipada em Mossoró.
    Se eu fizer propaganda antecipada de minha candidatura a vereador, estarei desequilibrando o pleito de 2016, como desequilibrando estão os que fazem propaganda eleitoral antecipada e com o agravante de ser com uso de recursos públicos.
    Tenho certeza de que a Justiça Eleitoral está atenta a tudo o que está acontecendo em Mossoró.
    ///////////
    Quando serão julgados os recursos sal grosso?
    O vereador Tomaz Neto não mostra nem a pau a cópia do relatório da auditória realizada na prefeitura.
    Um TAC para acabar com a Lei da Mordomia dos Vereadores.

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    O PT traiu o País: ”o partido não tem mais projeto para o Brasil”, diz Marta à Veja – InfoMoney
    Esta senadora, que já foi prefeita de São Paulo, deputada, Ministra da Cultura e do Turismo, hoje está decepcionada com tudo o que acontece com o partido que ajudou a fundar junto com, na época, seu marido, o também senador Eduardo Suplicy.
    A grande verdade é que se o PT não mudar o seu rumo se transformará num pequeno partido asfixiado pela lama da corrupção em que se encontra mergulhado.
    Manter como líder maior o despreparado que mergulhou o páis na sua pior crise econômica de toda a sua história é suicído político.
    A fase Lula acabou-se. Acabou-se porque as máscaras caíram e as pessoas que não se deixaram fanatizar enxergam que o precipício está logo adiante.
    O PT pode continuar a ser um grande partido, mas sem a presença de Lula.
    Esta é uma realidade que muito insistem em não ver.
    ////
    Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
    O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.
    O material escolar não foi entregue em Mossoró.
    O vereador Tomaz Neto não mostra nem a pau a cópia do relatório da auditoria realizada na prefeitura.

  5. fernando diz:

    Votar no PT faz mal a você.

  6. Marcos Pinto. diz:

    Diante todo o cenário e os nomes existentes no tabuleiro político, só resta mesmo o nome do Professor Luís Carlos com rejeição popular ZERO. O resto é resto. , e resto é resíduo daquilo que já prestou ou já foi utilizado. Tenho dito.

    • raimundo nonato sobrinho diz:

      Agora estao falando de um novo tipo de Cargo Comissionado. O de secretário adjunto. Se encontrar o professor pelas ruas de Mossoró que ele nao conhece, vou perguntar sobre o assunto, e se tem algum desses parasitas no seu gabinete.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Seu Cinquentinha.
        Você ainda nem perguntou ao Tomaz Neto porque ele esconde a cópia do relatório da auditoria realizada na prefeitura.
        Pare de fazer promessas que nunca vai cumprir.
        Ficou de preparar a papelada para minha filiação ao PSOL e até hoje. Depois eu me filio a um outro partido e você vai ficar resmungando.
        Duvido você perguntar alguma coisa ao Tomaz Neto ou ao Luiz Carlos.
        /////
        Quando serão julgados os recursos Sal Grosso?
        O uniforme escolar não foi entregue em Mossoró.
        Um TAC para acabar com a LEI DA MORDOMIA DOS VEREADORES.

  7. francisco diz:

    Lula,Dilma e Sarnei andavam de avião e o Lula disse:Achei cem reais e vou jogar para fazer um brasileiro feliz.O Sarnei então sugere,faz assim,troca em dez notas de dez,joga e faz dez brasileiros feliz.então surge uma terceira opinião,Dilma diz,não, troca em cem moedas de um real e faça cem brasileiros felizes.Aí o piloto se arreta e diz: por que vocês não pulam desse avião e fazem milhões de brasileiros felizes!!!!!!!!!!!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.