• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
quarta-feira - 07/09/2016 - 11:30h
Política e ódio

Quantos amigos você perdeu por causa da campanha passada?


Quem hoje está ferozmente envolvido na campanha eleitoral de Mossoró, da mesma forma que esteve em 2012, se deu conta do que ficou para trás?

Como pessoas maduras, outras tantas consideradas inteligentes, muitas resolvidas, conseguem repetir os mesmos erros?

Deram-se conta do cenário político daquela época tão próxima e o que temos hoje?

Pararam para fazer um inventário das amizades perdidas, das brigas estéreis e das ofensas proferidas e recebidas?

Será que por alguns segundos resolveram identificar onde estão os principais personagens daquele embate extremado, que gerou até cassação e afastamento de uma prefeita eleita?

Vou ajudá-lo.

Em 2012, a então deputada estadual Larissa Rosado (PSB) era candidata oposicionista. Perdeu nas urnas.

Em 2012, sua mãe e então deputada federal Sandra Rosado apostou todas as suas fichas na eleição da filha.

Em 2012, a então governadora Rosalba Ciarlini (DEM, hoje no PP), apoiou a então vereadora Cláudia Regina (DEM) a prefeito, ao lado da prefeita Fafá Rosado (DEM, hoje no PMDB). Numa reunião em Natal, bateu à mesa e proclamou: “Eu não vou entregar a Prefeitura à Sandra!”

Em 2012, o hoje prefeito e candidato à reeleição Francisco José Júnior (PSD), o “Francisco”, foi reeleito vereador no palanque de Larissa. Mas seu tio Galba Silveira já foi candidato a vice de Fafá Rosado em 2000 e seu pai e então deputado estadual Francisco José foi candidato a vice de Sandra Rosado em 1996.

Onde estão esses personagens hoje e seus asseclas que vomitam ódio e julgam a tudo e a todos, conforme suas motivações de hoje?

Vou ajudá-lo.

Sandra é candidata a vereador. Ela e a filha estão no palanque da arqui-adversária Rosalba, garantindo que a “Rosa” é o melhor nome a prefeito de Mossoró”.

Rosalba, que durante quase 30 anos duelou com a prima Sandra e seu grupo, concorre pela quarta vez à Prefeitura. Nas três vezes anteriores venceu o marido de Sandra  (Laíre Rosado), a própria Sandra e Fafá Rosado.

Fafá Rosado, que já foi apoiada pela prima Sandra Rosado a prefeito em 2000 (sendo derrotada por Rosalba), teve duas eleições a prefeito com endosso de Rosalba (2004 e 2008), mas agora apoia o empresário Tião Couto (PSDB) à Prefeitura. É adversária de Rosalba, só para esclarecer.

Já Cláudia Regina, que foi vice-prefeita eleita de Fafá Rosado, com apoio de Rosalba em 2004, além de prefeita eleita em 2012 no mesmo grupo, agora reforça palanque de Tião. É adversária de Rosalba, para ser mais claro.

Quanto a Francisco José, o Francisco, tenta a reeleição em faixa própria, depois de ele e seu pai Francisco José terem sido força-auxiliar das duas bandas Rosado.

Enfim, depois desse breve relato para clarear a memória dessa infantaria que espalha rancores, principalmente via Internet, eu pergunto:

- Quantos amigos você perdeu por causa da campanha passada?

Acompanhe nosso Twitterclicando AQUI. Notas e comentários mais ágeis.

Categoria(s): Eleições 2016 / Política

Comentários

  1. naide maria rosado de souza diz:

    Jornalista Carlos Santos. É notória a minha insuficiente sabedoria política. Mas, isso, eu sabia. Há muitos anos, numa das campanhas de Serra Grande, entrei num estabelecimento bem simples. Um bar, bem humilde. O dono, um senhor, me recebeu e, educadamente me disse. ” Minha filha. Não quero mais saber de política. Participei a vida toda da divisão dos Rosados e Alves. Na minha emoção, perdi muitos amigos. De quê valeu? Agora esses grupos estão amigos. Olhe em volta. tem alguém aqui? ” É possível que houvesse outro motivo para o abandono do local. Sim, é possível. Mas não esquecerei da forma correta como me foi explicada , até pelo português empregado, essa máxima da política. Verdadeira, sim. Fiquei ali sentada, meditando no que ouvira. Evidentemente, meu semblante foi de tristeza porque ele disse: ” espere, vou lhe trazer um guaraná.” Esperei e tomei o guaraná ao lado dele. A esse episódio de minha vida denominei “O homem do bar”.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Naide, boa noite. Sua pena é da cronista que domina o verbo, cataliza emoções e transforma o comum numa cena poética, na prosa.

      Uma cronista que teima em ser, tão-somente, comentarista do Nosso Blog, escondida cá nesse “cafundó do Judas”.

      Estamos lhe aguardando lá fora, em livro. Livros, digo.

      Abração e um guaraná também para mim.

  2. João Claudio diz:

    Um belo exemplo (abaixo) de um babão profissional que briga até com a Mãe de Pantanha para salvar a pele do seu querido politico. Esteja o politico errado, ou não.

    Aquele comentarista que recentemente deu várias cagadas através de comentários neste blog, pode não ter adquirido inimizades entre os leitores e comentaristas. Mas que ganhou a antipatia de todos, ah, ganhou.

    Idiotas, trouxas e desprovidos de neurônios, são aqueles que brigam e correm atrás dos políticos. Os que cagam rodando e chupam um sem melar o outro??? Nem se fala. ”Farta” tudo.

  3. jb diz:

    Carlos Santos há algum tempo sigo esta dica:”Desconfie sempre dos políticos, especialmente em períodos eleitorais. É um exercício saudável. Não compre incondicionalmente as idéias que tentam lhe vender. Pense,raciocine, pondere. Não rompa amizades por causa da paixão política. Deixe sempre uma porta aberta para reconciliar-se com quem pensa diferente de você. Pratique a moderação. Se não por outro motivo, para não se sentir um idiota quando o seu líder decidir que é mais conveniente para ele fazer exatamente o contrário do que disse a você (e a todo mundo) que iria fazer.” Alon Feuerwerker

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Jornalista Carlos Santos. Para mim você é um jovem jornalista,muito preparado, com um português brilhante. Hoje, vi o menino que ainda é, tendo a audácia de dizer que insisto em ser comentarista nos “cafundós do judas”,nesse “Nosso Bog”. Saiba que aqui tenho notícias da terra que amo. Saiba que aqui respeito os seus textos consistentes e equilibrados. A minha família toda lhe conhece de tanto eu falar. Então, menino Jornalista Carlos Santos, só saio daqui se você me exonerar.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – É golpe, é golpe, é golpe

      Não posso, não devo e não tenho poderes para seu “impeachment”.

      Seria golpe!

      Abração

  5. Marcos Pinto. diz:

    Se perdeu não era amigo. Era sim, um mero conhecido disfarçando-se de amigo.

  6. naide maria rosado de souza diz:

    Rindo muito!

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.