• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 03/05/2017 - 16:28h
Mossoró

Aterro Sanitário sinaliza que graves problemas se expandem

Do Blog do Tio Colorau

Moradores do Conjunto Vingt Rosado e adjacências não estão nada satisfeitos com a situação do aterro sanitário municipal, localizado na região. Segundo os moradores, de uns tempos para cá o aterro passou a exalar um odor insuportável, algo que não acontecia outrora.

Localizado à margem direita da BR-110, Km 49, no sentido Mossoró – Areia Branca, o Aterro Sanitário de Mossoró tem uma área de 163 mil m², com 94.623 m² de área construída.

Consoante as normas técnicas e de proteção ambiental, o aterro não deveria exalar nenhum odor. Assim, algo está errado.

A fedentina está tomando de conta da região, o que já motivou reclamações formais de moradores do Ninho Residencial, do Conjunto Vingt Rosado e do bairro Costa e Silva.

O aterro foi inaugurado em 2008, durante gestão da ex-prefeita Fafá Rosado. Sua construção foi uma parceria entre o município e a Petrobrás. A vida útil prevista foi de 15 anos.

O folder de divulgação da obra foi premonitório. De fato, todos estão “sentindo” o aterro, especialmente através das narinas.

Nota do Blog Carlos Santos – Nossa página já tratou do assunto antes. O Aterro Sanitário de Mossoró é uma bomba-relógio que já explodiu e Mossoró não sabe. O que o Blog do Tio Colorau descreve foi antecipado por nós há muito tempo.

A Prefeitura de Mossoró, na gestão passada, foi alertada sobre a saturação desse equipamento e apostou em medidas paliativas que darão resultado final muito além da fedentina.

Em seu entorno, esse equipamento público tem larga expansão imobiliária também, que passa a sofrer a ameaça de contaminação de subsolo. Os empreendimentos correm risco de serem ‘banhados’ pelo chorume através do lençol freático e emissões atmosféricas não controladas.

Foto em primeira mão que postamos ano passado antecipava problemas mais graves que começam a chegar e devem piorar

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Mossoró apostou no aumento da altura das células (projeto original prevê 5 metros e hoje encontram-se expandidas para 10 metros), lagoas de chorumes subdimensionadas e outras medidas que apenas adiam uma tragédia.

Veja essa postagem esclarecedora: Aterro Sanitário é ameaça à saúde, à natureza e à economia (veja AQUI), veiculada no dia 27 de outubro do ano passado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Nildo Silva diz:

    Isso é verdade.É uma fedentina parecido com a de uma porciuca.Um mau cheiro intenso que começa às prineiras horas da tarde e vai até altas horas da noite

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Que perigo! Manifeste-se a saúde pública.

  3. George Duarte diz:

    Cadê os órgão ambientais do estado e federal que não estão vendo isso, engraçado que a prefeitura tem uma secretaria de meio ambiente, pra que, pra que serve isso que não ver um lixão desse se desmoronando e o chorume contaminando o lençol freático. Louco é quem compra imóvel pra quelas bandas. Essa turma também não e do ramo Carlos.

  4. Verê borges diz:

    É muito descaso e desrespeito para com os moradores dessa região.Cadê a secretária de meio ambiente? eu particularmente já não suporto mais essa fedentina todo dia sem que nenhuma providência seja tomada.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – L eia o link que está na matéria, Verê. Alertamos isso ano passado, adiantando que ocorreria esse e outros p roblemas.

      O caso é gravíssimo, com infiltração disso no subsolo,comprometendo saúde pública, desvalorizando imóveis, afetando abstecimento de água etc.

      Coisa criminosa

  5. Antonio de Holanda Souza Junior diz:

    Bom dia.
    Caso precise de um Engenheiro Operacional com experiência em implantação, operação e manutenção de aterro sanitário, estou a disposição.
    Contato imediato:(11)99532-6566

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.