• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 19/07/2017 - 15:18h
Apodi se levanta

Cidade faz protesto com multidão nas ruas em favor de hospital

Termo de Ajustamento de Conduta que aponta fechamento de equipamento de saúde revolta população

Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, vestiu-se de preto e foi em grande número às ruas à manhã de hoje (quarta-feira, 19). Foi à pé, a cavalo, de carro, carroça, bicicleta, moto etc. A movimentação cumpriu trajeto entre o Hospital Regional Hélio Morais Marinho e o centro da cidade.

Multidão fez protesto e cobrou manutenção de hospital e seus serviços para a região do Apodi (Fotos: Blog Carlos Santos)

A mobilização foi contra a intenção do governo estadual de fechar o hospital, passando sua estrutura ao município para adequação como Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

A mobilização foi convocada pelo prefeito Alan Silveira (PMDB), mas se transformou num protesto interpartidário e suprapartidário, envolvendo os mais diversos segmentos do município e da região, inclusive aliados do governador Robinson Faria (PSD), alvo preferencial dos manifestantes. “Fora, Robinson”, chegavam a exprimir algumas faixas.

Cobrança de apoio

Com ponto facultativo decretado pelo prefeito, donas-de-casa, estudantes, profissionais liberais, servidores públicos, maçons, políticos, comerciantes, sindicalistas, professores, agricultores etc. saíram da Rua Projetada (endereço do hospital), cruzando a BR-405 até o centro, onde foi encerrada a movimentação.

Entre os participantes, apenas o deputado estadual Manoel Cunha Neto (PHS), “Souza”, e o prefeito de Itaú Ciro Bezerra (DEM), reforçaram a iniciativa como políticos fora do universo local. O também deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM) chegou já ao término.

Em cartazes, carros-de-som, camisetas, balões pretos e faixas, a população e segmentos organizados (como sindicatos de servidores da saúde) satanizavam o governador Robinson Faria e escudaram o hospital que tem 30 anos de existência.

População abraçou a causa e revelou conscientização do valor social do hospital (Foto: Sindsaúde)

Também empunhavam cartazes com fotos dos deputados estaduais, federais e senadores, cobrando-lhes apoio à causa.

Segundo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o estado assinou com Ministério Público do RN (MPRN) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o HRHMM e outros seis devem deixar esse status e modalidade de funcionamento, como forma de contenção de despesas.

Leia também: Enxugamento de hospitais regionais é medida corajosa e difícil AQUI;

Leia também: TAC é claro ao definir redução em número de hospitais AQUI;

Leia também: “Meu governo não fechará hospitais”, diz governador AQUI.

Clique aqui e confira a íntegra do Termo de Ajustamento de Conduta.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. João Claudio diz:

    A foto e o fato.

    As bandeiras vermelhas ao fundo sugere que os corruptos do PT, os comunistas do PCdoB e os baderneiros da CUT estão na área.

    PT + PCdoB + CUT + Black Bloc, é a certeza de arruaça generalizada e ”FORA” a todos, exceto a seus adorados bandidos de estimação.

  2. carlos alberto de almeida diz:

    A única maneira de desafogar os hospitais Tarcísio Maia e Walfredo Gurgel é equipando os hospitais regionais tantos com insumos e mão de obra humana qualificada. Fazendo concursos públicos com bons salários e utilizando as instalações hospitalares que são realmente subutilizadas por falta dos profissionais qualificados, pois os governos não colocam em prática o que determina as diretrizes constitucionais para à saúde, deixando o ESPAÇO à iniciativa privada,servindo muitas vezes estes hospitais como locais de triagem de pacientes e desvios para os hospitais particulares. OBS: Bastaria um cirurgião geral de plantão, um obstetra,um pediatra, um clínico geral,um anestesista, um bioquímico de sobre aviso em cada hospital polo,diminuiria bastante a sobrecarga dos hospitais de grande porte, isto com capacidade de resolução da maioria dos problemas, mas os governos preferem a ambulancioterapia que rende mais votos. estes hospitais do TAC resolvem pouquíssimas coisas,do jeito que estão, pois são poucos profissionais de plantão.seriam importante que as manifestações se estendesssem também para os recursos humanos tão essencial e necessário ao pleno funcionamento hospitalar.

    • carlos alberto de almeida diz:

      Com a cobertura por estes profissionais supracitados no comentário anterior, somente os casos traumas ortopédicos ficariam sem cobertura total, podendo ser triados para os hospitais de maior porte,protegendo-se A VIDA das gestante,crianças e possíveis ferimentos perfuro-cortantes seriam reparados com poucos profissionais, gastando-se o mínimo possível,mas assistindo e defendo a vida dos menos favorecidos Falta a estes governos deste PAÍS respeito aos seus semelhantes.onde estão as entidades e órgãos de defesa da população?

  3. François Silvestre diz:

    Governo inexistente e órgãos constituídos com complexo de poder. Ou como se diz por aqui “quem nunca comeu mel, quando come se lambuza”. Viva Apodi e sua gente!

  4. naide maria rosado de souza diz:

    Grande Apodi. Povo que luta pelo melhor, reivindicando o que lhe é devido. O governo precisa entender que não presta favor, que é obrigado a fornecer o acesso à saúde.
    Registro a presença do Deputado Souza. Sempre em campo.

  5. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Acordem brasileiros e brasileiros, os fatos são manifestos e, infelizmente inoxoráveis no que diz respeito ao aprofundamttno do golpe, e consequentemtne, ao retrocesso não só politico e das liberdades civis e democraticas. Posto que se a massa brasileira, não àquela vsetida com a cicnica camisa da CBF, mas o sim o povão junto com sindicatos e associações de classe, não for às ruas e tomar as rédeas do processo político, não tarda a fome que já se avizinha, irá voltar em larga escala.

    Vejam o que já está a ocorer com o funcionalismo púbico do Esrtado do Rio de janiero, só um detlhe, governado pelo PMDB de EDUARDO CUNHA DIRETAMENTE DA PENITENCIÁRIA DO PARANÁ.

    Não esqueçaomos que durante, exatamente durante os governos do incriminado e perseguido PT, o Brasil inquestionavelmente saiu do mapa da fome, basicamente em função das políticas públicas fundamentais para tal, aAliás, inicialmente muiito criticadas PELOPIG e por parte de alguns reaças de plantão e um sem número de ignorantes. Lembram…!!!???

    Esses acontecimentos, nada mais, nada menos representam que aspectos econômicos da agenda PONTE PARA O FUTURO imposta pela quadrilha do PMDB, para o futuro, lembram…!!!???

    Melhor traduzindo o golpe em curso trazendo seus efeitos práticos à vida cotidiana do cidadão e cidadã brasileiros.

    Sáude, Saúde…Ora bola, é tudo na privada já dizia a REDE BOBO DE TELEVISÃO….!!!

    Quanto ás bandeiras vermelhas, reprentrando simbolismos maravilhos quato à exclusão social e poítica é bom ir se preparando Sr. JOÃO CLÁUDIO COXINHA, ÀQUELE SEMPRE EM BUSCA E À PROCURA DE UM CÉREBRO….!!!!

    Noutro quadrante, quadrante, procurem se infromar e vejam quem governa atualmente o ESTADO DA PARAIBA, e o que de fato, ocorre por lá sob a Governança de RICARDO COUTINHO DO PSB…PARTIDO DE BANDERIA VERMELHA, VEJAM SE A BAHIA GOVERNADA PELO PT, O PIAUI GOVERNADO PELO PT, MINAS GERIAS GOVERNADO PELO PT,PROCRUEM SE INFROMAR SE HÁ UMA AGENDA DE FECHMATO DE HOPSITAIS E PRIVATIZAÇÃO DO QUE RESTA DOS ESTADOS, NÃO OBSTANTE A ALEGADA CRISE ECONMICA E POLÍTICA.POR QUE PASSAMOS…!!!???

    Ao fim e ao Cabo, fica só uma perguntinha, quando do processo de Impendimento da Presdienta Dilma Roussef, em que votou Robson e seu cumpinhas e comandante e comandado pelos Alves e Maia, além do seu Pilantrãoe fiilho travestido de DEPTUDAO FEDERALFÁBIO GOLPE DO BÁU FARIAS DEPUTADO FEREAL….!!!???

    O golpe senhores, foi extamten pra fechar quaisquer possibildiades de o pobre, em algum lugar nesse pais, tenha de qualquer forma acesso mpinimo às questões disponiblização de saude pública , educação e outros bens essenciais à população brasierlia.

    Por favor….ACORDEM da alineação e da letargia política imposta pelo PIG ESEUS CÃES AMESTRADOS….!!!

    Aliás, se o supsoto problea era corrupção cadê os cosinhad e as suas famosas panelas, a rperentnar os altidos e brados supostmante etico morias da queles que, de fato reprenstnam ser os Capitães do Mato nas ruas a serviço da CASA GRANDE BRASILEIRA….!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN.

  6. Lair solano vale diz:

    Entre o sonho e a realidade . Ainda não temos médicos especialistas suficientes interessados em trabalhar nas cidades do interior ( a não ser que o contratante pague um valor estratosférico por um plantão ) . Concordo com a população de Apodi e acho que João Cãmara também deveria ser fortalecido. As demais unidades precisam ser entregues aos municípios e transformados em UPA para funcionar de forma adequada.
    Hospital de ” porta aberta ” , sem estrutura, de nada adianta.
    O povo do Rn precisa se mobilizar para diminuir os repasses para Assembleia , Tribunal de Justiça e Mp, só assim voltaremos a receber nossos salários ” em dia ” . A culpa não é de Robinson e sim dos desmandos do passado.

  7. João Claudio diz:

    Alô, PTralhas, Comunistas, Capachos e Subservientes do Grande Chefe.

    Reservem uma boa quantia em dinheiro para contribuir com a ”vaquinha” do Encantador de Burros (milionário), da mesma forma que contribuíram para o ladrão Zé Pilantra Dir$eu (milionário, também).

    Continuem sendo filantrópicos. AJUDEM OS LADRÕES A ENGORDAREM AINDA MAIS AS SUAS CONTAS BANCARIAS.

    • Amorim diz:

      Ei “Seu” João Cláudio, qual é o numero da conta pra depositar, tô doindin pra contribuir com o bixim!

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        Deposite não. O DATENA acaba de divulgar que descobriram mais uma conta do0 Lula com depósitos de mais de 9 milhões de dólares.
        Zé Dirceu deu o “GÓPI” da rifa, que aqui em Mossoró teve pontos passados pela Senadora Fátima Bezerra. Depois aparece Zé Dirceu dizendo em um depoimento que R$ 100.000,00 não é um valor considerável e que por isto não sabia precisar a origem desta importância numa das suas inúmeras contas bancárias.
        Agora o Lula lança a VAQUINHA, golpe mais velho do que a posição de defecar.
        Logo mais a Senadora Fátima Bezerra, a que não diz duas palavras sem que uma seja GÓPI, baterá na porta do João Cláudio apelando para o bom coração do mais petista de todos os petistas.
        /////
        OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE 2018. E MAIS NÃO DIGO!

        • Inácio Augusto de Almeida diz:

          A PROVA DE QUE LULA TEM 9 MILHÕES.
          Brasilprev bloqueia cerca de R$ 9 milhões em planos de previdência de Lula
          Documento foi anexado a um processo separado da ação penal que o ex-presidente responde na Operação Lava Jato.
          Fonte: G1
          ALGUM IMBECIL AINDA VAI CONTRIBUIR PARA A VAQUINHA DO LULA?
          ////
          OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS ANTES DE 2018. E MAIS NÃO DIGO!

  8. João Claudio diz:

    Amorim, não me chame de ”Seu”. Please KKKKKKKKKKKKKKKK

    Quanto ao numero da conta, eu não sei te informar.

    Só sei o numero da Operação: 13 (treze) – Tinha que ser, né?

    Eu vou entregar pessoalmente a minha contribuição, nada de depósitos.

    Mais: eu vou a pé. Não importa onde a ”vaca’ esteja.

    Bora???

  9. João Claudio - SEM CÉREBRO, mas longe de ser conivente com bandidos e ladrões.. diz:

    O falso amigo dos pobres é milionário. 9 MILHÕES só em planos de previdência. E ai, abestados? Tens algum plano de previdência privada nesse valor???? E um ”saldozin” bancário de 600 mil que o ”Encantador” nem sabia se existia, por acaso tens ao menos 1% desse valor esquecido em alguma conta bancaria?

    Ah, o povo que não faz parte da quadrilha quer saber mais:

    – Cadê o restante da bufunfa que ele recebeu ”por fora” dos empreiteiros ????????????? E a propina que ele recebeu do açougueiro caipira???? CADÊ??????????????

    João Claudio tem a resposta:

    O gato, digo, as crias, Lulinha e Luleco ”comeu”. Ambos estão podres de rico, MI-LI-O-NÁ-RI-OS. Do zero a milionários em apenas 13 aninhos. Entendeu, ou quer que eu desenhe????

    DIRETAS JÁ….Na Papuda ou em Curitiba?

    P.S – É mas fácil o Sol deixar de brilhar, do que o ”encanto” acabar.

    Figa pé de pote. Né não, Amorim?

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.