• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 15/06/2016 - 14:30h
Empreiteiras

Delator envolve líderes Maia e Alves com propinas

Do Jornal do Brasil

O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado afirmou, em sua delação premiada, que fez o repasse de propina para pelo menos 18 políticos de diferentes partidos, dentre os quais PMDB, PT, PSDB e DEM. Fiador político da indicação para a presidência da Transpetro, o PMDB foi o que mais arrecadou: R$ 100 milhões.

Henrique e Agripino: mais encrenca (Foto: Web)

A informação é da Folha de S.Paulo desta quarta-feira.

A lista de políticos entregue por Machado inclui o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), o ex-senador Sérgio Guerra (PSDB-PE, morto em 2014), o senador José Agripino Maia (DEM-RN) e o deputado Felipe Maia (DEM-RN). Há, ainda, os que o procuraram pedindo recursos: Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR) e José Sarney (PMDB-AP), além dos parlamentares e ex-parlamentares Cândido Vaccarezza (PT-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Luiz Sérgio (PT-RJ), Edson Santos (PT-RJ), Francisco Dornelles (PP-RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Ideli Salvatti (PT-SC), Jorge Bittar (PT-RJ), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Walter Alves (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Os pedidos de doações era realizados pelos próprios políticos. Machado, então, solicitava o repasse às empreiteiras que tinham contratos com a Transpetro:

“Embora a palavra propina não fosse dita, esses políticos sabiam ao procurarem o depoente que não obteriam dele doação com recursos do próprio, enquanto pessoa física, nem da Transpetro, e sim de empresas que tinham relacionamento contratual com a Transpetro”, afirmou, de acordo com a reportagem da Folha.

Além de ter afirmado que Renan, Jucá e Sarney receberam tanto por doações oficiais como em dinheiro em espécie, o ex-presidente da Transpetro relatou que as empresas Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Queiroz Galvão, NM Engenharia, Estre Ambiental, Polidutos, Essencis Soluções Ambientais, Lumina Resíduos Industriais e Estaleiro Rio Tietê foram as que aceitavam fazer pagamentos de propinas referentes aos contratos.

Veja matéria completa AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Parabéns. Você está marcando em cima. Tipo time de basquetebol.
    A casa caiu foi para todo mundo. Até o Temer foi citado na delação do Sérgio Machado.
    A matéria completa está no infomoney.com.br
    Os que leem meus comentários sabem que escrevi há alguns dias que muitas novidades teríamos ainda em junho na política do Brasil, RN e de Mossoró.
    A de Mossoró vai pipocar a qualquer momento.
    ////////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER MOMENTO.

  2. Francy Granjeiro diz:

    Mas era so p PT que roubava?
    Pobre RN, enquanto a renda dos potiguares encolheu em 2014 a desses ratos aumentaram. Pobre Estado do RN, que não tem dinheiro para contratar médicos, enfermeiros e melhorar a saúde.O que falta é vergonha na cara desses safados

  3. Paulo Sergio Martins diz:

    Momento de o eleitor (como sempre ‘o último a saber’…) começar a desconfiar da “filharada” alheia que elegeu: o filho de Agripino, o filho de Garibaldi, o filho de Robinson, o filho de Ricardo Motta, o filho de Betinho, o filho de Jácome, o filho de Ronaldo Soares, o filho de Elias Fernandes, a filha de Wilma…
    Êta democraciazinha representativa de papai e memãe!

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Podem todos ficarem certos que prisões serão pedidas.
    O que me deixa estarrecido, creio que não só a mim, é o Temer insistir em manter ministro o Henrique Alves e outros que estão sendo investigados na Lava Jato e aparecem em várias delações premiadas.
    Se Temer continuar com Henrique Alves ministro está afrontando todo o povo brasileiro. Povo que já se sente humilhado com condenados por prática de improbidade exercendo cargos eletivos porque os tribunais de justiça não julgam os recursos que mantém estes tipos na vida pública.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE.

  5. fernando diz:

    E, só o pobre do Gussun tá preso.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.