• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quarta-feira - 15/11/2017 - 07:14h
Mossoró

Eleição do “fura pneu” faz 41 anos neste 15 de novembro

Pleito ocorreu em 1976, marcado por vitória de grupo Rosado e episódio estranho no dia do pleito

João Newton: vitória (Foto: arquivo)

Hoje (15 de novembro de 2017), faz 41 anos das eleições municipais de 1976 em Mossoró, ocorridas em pleno regime militar. O pleito foi vencido pela chapa João Newton da Escóssia (Arena)-Alcides Fernandes da Silva (Arena), o “Alcides Belo”, ambos já falecidos.

Mas além da vitória de João Newton, cunhado do então deputado federal e líder rosadista, Vingt Rosado (Arena), um episódio prosaico marcou o pleito àquele dia de feriado nacional: foi o caso do “fura pneu”.

À madrugada do dia 15 de novembro de 1976, um ‘comando’ oposicionista provocou o esvaziamento de dezenas de pneus de carros de familiares e aliados do grupo Rosado. Cerca de 280 veículos foram sinistrados.

O pleito começou sob essa atmosfera carregada, mas ao final não houve maiores incidentes.

João e Alcides sucederam Dix-huit Rosado (Arena) e Canindé Queiroz (Arena), eleitos à prefeitura em 1972. Não havia à época o instituto da reeleição, instituído apenas no final dos anos 90.

Eleições de 1976

– João Newton da Escóssia (Arena 1) – 20.165
– Leodécio Néo (MDB 1) – 10.840
– Assis Amorim (MDB 2) 6.970
– Antônio Rodrigues de Carvalho (Arena 2) – 1.327
– Maioria Pró-João Newton sobre a soma dos emedebistas  – 2.355 votos.

Outra curiosidade da campanha de 1976 foi o casuísmo da “sublegenda”. Permitia que o mesmo partido pudesse ter mais de um candidato ao cargo executivo em chapas diferentes, que se somavam. Era a fase do bipartidarismo (Arena e MDB).

A ideia do governo militar era sufocar a “oposição consentida”, feita pelo MDB, que possuía bem menor representatividade em todo o país, com condições raquíticas de lançar mais de um candidato a prefeito na maioria dos municípios.

* No vídeo acima constante desta postagem, Antônio de Pádua da Silva Cantídio, o “Coconha” (já falecido), relata detalhes do fura pneu, em entrevista em 2009 ao programa “Mossoró de Todos os Tempos”, da TV Cabo Mossoró (TCM), sabatinado pelo professor-médico-empresário Milton Marques. Coconha era vice de Assis Amorim em 1976. Veja a partir dos 5 minutos e 15 segundos.

Mesmo assim, em Mossoró o MDB apresentou duas chapas à sucessão de Dix-huit Rosado, encabeçadas por Leodécio Néo (MDB 1) e Assis Amorim (MDB 2), respectivamente. Apesar disso, a maioria isolada de João Newton sobre eles foi de 2.355 votos.

A Arena 2 ainda teve a chapa do ex-prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho, que somava em favor de João Newton.

“Toinho do Capim”, cognome político adesivado nele pelo aluizismo, já tinha sido prefeito nas eleições de 1958 e 1968. Essa segunda, com apoio do ex-governador Aluízio Alves.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Política

Comentários

  1. Augusto Heleno diz:

    Luiz Sobrinho, que à época era Deputado Estadual, também não foi candidato à Prefeito nesse pleito? O vice dos pmdebistas era o Professor/bancário Anchieta Alves.

    • Francisco Verissimo diz:

      Foi exatamente isso que perguntei em postar anterior, caro Augusto Heleno. Também queria saber mais do pleito de 1976, essa dúvida.

      O vice dos de dois dos candidatos à Prefeitura de Mossoró, Luiz Sobrinho e Leodecio Fernandes era o José Anchieta Alves.

      Porém, parece que o vice do outro emedebista Assis Amorim era Antônio de Pádua da Silva Cantídio, vulgo Coconha

  2. João Claudio diz:

    A esculhambação teve inicio no exato momento em que Pedro Alvares ‘Cabraveio’ pisou em solo tupinquim, e não parou mais.

  3. DA COSTA diz:

    Eu fui para a passeata do “Pneu furado”. Puxada pelo música “BORRACHEIRO” do palhaço Carequinha.

    Eu sou o borracheiro
    Trabalho noite e dia sem parar
    A minha maior alegria
    É ver o pneu estourar

    Fura, fura, fura
    Quero ver prego furar
    Furar pneu careca
    Que eu preciso me arrumar

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.