• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 23/06/2016 - 08:22h
Operação Custo Brasil

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso pela PF em Brasília

Do portal UOL

O ex-ministro das Comunicações e do Planejamento Paulo Bernardo foi preso na manhã desta quinta-feira (23) pela Polícia Federal em Brasília. Ele estava no apartamento funcional de sua mulher, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), e deverá ser levado a São Paulo.

Paulo Bernardo foi preso no âmbito da Operação Custo Brasil, que é um desdobramento da fase Pixuleco 2 da Operação Lava Jato, de agosto de 2015. Além da PF, a ação é comandada pelo Ministério Público Federal e a Receita Federal.

Paulo Bernardo e senadora Gleisi Hoffmann são casados e indiciados por corrupção (Foto: arquivo)

Segundo as investigações, a operação apura o “pagamento de propina proveniente de contratos de prestação de serviços de informática, na ordem de R$ 100 milhões, entre os anos de 2010 e 2015, a pessoas ligadas a funcionários públicos e agentes públicos ligados ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão”.

Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento (2005-2011), no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e ministro das Comunicações (2011-2015), na gestão da presidente Dilma Rousseff.

Ao todo, a PF cumpre 11 mandados de prisão preventiva (um deles contra o ex-ministro), 14 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar esclarecimento e depois é liberada) e 40 de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Distrito Federal.

Diretório Nacional do PT

O ex-ministro da Previdência Carlos Gabas também é alvo da operação, mas ainda não foi informado que mandado há contra ele. A casa de Paulo Bernardo e Gleisi, em Curitiba, também é alvo de buscas assim como o Diretório Nacional do PT, no centro da capital paulista.

Sede do PT em São Paulo é um dos alvos (Foto: UOL)

Os nomes das demais pessoas alvos dos mandados de prisão ainda não foram revelados. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, com penas de 2 a 12 anos de prisão.

Os mandados foram expedidos pala 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

De acordo a PF, há indícios de que o Ministério do Planejamento “direcionou a contratação de uma empresa de prestação de serviços de tecnologia e informática para a gestão do crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos federais com bancos privados, interessados na concessão de crédito consignado”.

Para os investigadores, 70% dos valores recebidos por essa empresa eram repassados a pessoas ligadas a funcionários públicos ou agentes públicos com influência no Planejamento por meio de outros contratos fictícios ou simulados.

Veja matéria completa AQUI.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública / Justiça/Direito/Ministério Público / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    E por conta desta notícia a Bolsa de Valores sinaliza alta de 1,8% na abertura dos negócios. País sério é respeitado. E país respeitado atrai investidores internacionais. E investidores aqui aplicando geram empregos.
    Equação mais simples não existe.
    No dia em que a Lava Jato prender o chefe do bando que saqueou o país por anos e anos e levou a Petrobras a este estado pré-falimentar a Bovespa explodirá numa alta de mais de 10%.
    Metendo os corruptos na cadeia o Brasil sai deste buraco em que foi metido por esses tipos desprezíveis.
    Pena que as leis frouxas permitam os tais recursos e muitos corruptos, mesmo já condenados, permaneçam soltos e até mesmo exercendo cargo eletivo. Mudar a lei é preciso. Apertar, criar prazos para que os recursos sejam julgados e não fiquem roncado eternamente nas gavetas dos Tribunais de Justiça.
    Isto está muito mais perto de acontecer do que imaginam os corruptos.
    Até as eleições o quadro político brasileiro mudará completamente. O mesmo acontecerá em todos os Estados. E em Mossoró o que vai acontecer até o dia da votação nem o diabo consegue imaginar. Uma coisa é certa. Corruptos vão trocar as gargalhadas de deboche pelo choro convulsivo. Ninguém perde por esperar.
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. A QUALQUER INSTANTE!

  2. João Claudio diz:

    Eu sabia.

    A senadora, mais suja que poleiro de pato com diarreia de chicote, só não foi junto com o ”maridon” porque ela tem o imoral, indecente, ridículo e…#@$%#@% foro privilegiado.

    E viva o brasil. Se melhorar estraga. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.