• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 29/01/2017 - 23:40h
Renascimento I

Força-tarefa avança na salvação do Hospital Almeida Castro

Objeto de cinco intervenções judiciais que começaram no dia 9 de setembro de 2014 (a que está em vigor é do dia 27 de setembro), a Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR)/Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) vive uma realidade diferente da experimentada por longos anos. É um cenário animador, mas sujeito a sabotagens politiqueiras e corporativas.

Seu renascimento em condições excepcionais, prova que é possível viabilizar o funcionamento de uma massa falida marcada por longos anos de corrupção desenfreada, incompetência gerencial e descaso com a população assistida de mais de 60 municípios (inclusive do Ceará). Não saiu do fundo do poço nem se livrou de todos os problemas, mas têm resultados técnico-sociais que impressionam.

Magnos Kleiber Maia, Luara Holanda Rosado e Orlan Donato Rocha em audiência conjunta ano passado (Foto: Mossoró Hoje)

O HMAC tombou nocauteado com um passivo de mais de R$ 36 milhões nos campos cível, trabalhista e fiscal. Mas o pior era o cenário de terra arrasada em seus corredores, equipamentos, apartamentos e escaninhos fétidos, num acinte à maternidade e à infância, em especial a mães e bebês de origem pobre.

O Blog Carlos Santos há quase duas semanas levanta informações sobre essa instituição que funciona desde o final dos anos 40, à Praça Cônego Estevam Dantas, 334, Centro de Mossoró. A “Maternidade Almeida Castro” foi inaugurada no dia 16 de outubro de 1949 (há quase 68 anos), com a direção administrativa cabendo aos médicos João Marcelino de Oliveira e Sebastião Maltez Fernandes.

Filantropia distorcida

De acordo com as informações constantes na obra o Memorial do Seminário de Mossoró-RN, do Professor Josafá Inácio da Costa, a Maternidade Almeida Castro nasceu por mobilização social, concentrada na  Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM). Seu primeiro presidente foi Enéas da Silva Negreiros (1911-2005).

Maternidade Almeida Castro em foto no ano de 1951 (Manoelito Pereira)

Ao longo de algumas décadas, seu papel filantrópico passou a ser distorcido, conforme uma série de denúncias fartamente documentadas pelos ministérios públicos do Trabalho, Federal e do Estado. O controle da Apamim pelo grupo Rosado levou o hospital ao ocaso, mas também afeta a vida de nomes como os ex-deputados federais Laíre Rosado (PSB) e Sandra Rosado (PSB), além da filha de ambos – a deputada estadual Larissa Rosado (PSB).

Pai, mãe e filha enfrentam denúncias em primeiro grau, anteriores às intervenções (veja AQUI). Laíre, inclusive, já foi atingido por sentenças condenatórias por outros fatos. Pelo o que o Blog apurou, deverão ter problemas infinitamente maiores com essa situação. O pior está por vir.

Demandas judiciais nessas três esferas revelam – em mais de 30 mil páginas – envolvimento de dezenas de pessoas, numa engrenagem de submundo que além de causar prejuízo milionário atinge de forma danosa milhares de pessoas.

O quadro de sucateamento, desvio de recursos e incapacidade de cumprir obrigações mínimas com servidores e sua clientela levaram o judiciário a manter o estado de intervenção, que deverá se dilatar pelo menos até 2021. O tempo, se entende, seja a princípio suficiente para que o HMAC possa funcionar num estágio de normalidade. Se preciso, a intervenção será ampliada outra vez.

Complexidade

O resgate da Apamim como entidade gestora do HMAC é quase impossível. A hipótese de ser arrumada para o controle de um ente público (municipalização ou estadualização), também não é vista como mais viável.

Laíre, Sandra e Larissa Rosado fariam parte de um mesmo esquema, diz MPF (Foto: Tribuna do Norte)

A interventoria trabalha com apoio do MP Estadual, Federal e do Trabalho, bem como da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho, para que o hospital seja sinônimo de eficiência como organização de saúde para parturientes e recém-nascidos. O modelo de administração que virá deve passar pelos propósitos, fundamentais, que lhe deram nascimento em 1949, mas com novo elenco dirigente e nova instituição.

A complexidade desse caso é tanta, que foi criada em setembro do ano passado, na Justiça Federal, a Audiência de Cooperação Judicial, pioneira no Brasil, que começou a operar com a participação de todos os organismos públicos envolvidos na intervenção.

A decisão de se formar essa força-tarefa legal e, nessas três esferas judiciais, adveio da necessidade de se trabalhar de forma sincronizada. Assim, evitam a paralisação total dos serviços do HMAC, além de qualquer óbice nas apurações judiciais, por filigranas processuais ou chicanas de defesas de acusados e denunciados.

Os juízes responsáveis pela intervenção são Magnos Kleiber Maia (Trabalho), Andressa Luara Holanda Rosado Fernandes (Estadual) e Orlan Donato Rocha (Federal).

Os promotores são Afonso de Paula Pinheiro Rocha (Trabalho), Wilkierson Vieira Barbosa da Silva (Estadual) e Emanoel de Melo Ferreira (Federal). A Junta Interventora é composta por Bendito Viana de Lira, Maria Ivanise Feitosa de Vasconcelos e Larizza de Sousa Queiroz Lopes (coordenadora).

Veja também: Hospital sob intervenção sofre com retenção de recursos (veja AQUI);

Veja também: Prefeitura de Mossoró libera recursos do Sistema Sus (veja AQUI).

* Veja segunda parte dessa reportagem especial nessa segunda-feira (30).

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Justiça/Direito/Ministério Público / Política / Saúde

Comentários

  1. jbsouto diz:

    E por falar em APAMIM lenbrei disto:Em um debate sobre corrupção no programa Câmara Ligada – exibido na TV Câmara às 22h de domingo dia 16/09/2007 – o programa foi pautado pela música “Ladrão de Gravata”, cuja letra é sobre um deputado corrupto. Tendo como convidada especiais a Banda Detonautas, os deputados federais Paulo Rubem Santiago(PT-PE),Raquel Teixeira(PSDB-GO),além do cientista político Leonardo Barreto(UNB) e o do presidente da ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), Josmar Verillo. Para minha surpresa Mossoró foi citada pelo deputado Paulo Rubem Santiago(PT-PE) que foi membro da CPI dos Sanguessugas e era coordenador da Frente Parlamentar de Combate a Corrupção – pela sua atuação deve saber do que fala -, segundo o deputado a Apamim deveria se chamar É PRA MIM, pois era vinculada a familiares de um ex-parlamentar que colocava emendas no orçamento para ele mesmo,como foi verificado pela CPI dos Sanguessugas. E resto da história todos conhecem.

  2. Inácio Augusto de Almeida diz:

    EXISTE O PERIGO DE TUDO TERMINAR NUMA PRESCRIÇÃO?
    EXISTE I PERIGO DO CASO SANGUESSUGA TERMINAR EM PRESCRIÇÃO?
    EXISTE O PERIGO DE SAL GROSSO TERMINAR EM PRESCRIÇÃO?
    EXISTE O PERIGO DE QUANDO AS DENÚNCIAS DO EX-PROCURADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ FOREM DEVIDAMENTE APURADAS A PRESCRIÇÃO JÁ TER SE FEITO PRESENTE?
    FAÇO ESTAS PERGUNTAS PORQUE DESCONHEÇO OS PRAZOS PRESCRICIONAIS.

    • Carlos Santos diz:

      NOTA DO BLOG – Existe, sim. Há enorme possibilidade que isso ocorra. Em termos de denúncias anteriores à intervenção, já há casos de prescrição. A grande estratégia processual de alguns defensores é a aposta nisso, trabalhando com o ramerrame processual. Abraços.

      • Inácio Augusto de Almeida diz:

        E como fica o CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA em tudo isto?
        “Segundo prevê a Constituição Federal, a principal função do CNJ é controlar a atuação administrativa e financeira do Judiciário, assegurando que os magistrados cumpram com seus deveres (julguem com imparcialidade, não ‘esqueçam’ de julgar os processos etc).”
        Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO.
        NÃO “ESQUEÇAM” DE JULGAR OS PROCESSOS.
        Uma coisa é certa. Se SAL GROSSO prescrever o desgaste para a Justiça será enorme.
        A cada nova pesquisa realizada pela FGV cai o ÍNDICE DE CONFIANÇA NA JUSTIÇA.
        SAL GROSSO prescrevendo a queda se acentuará.
        Será que gargalham quando ouvem falar em julgamento dos recursos SAL GROSSO porque estão certos da PRESCRIÇÃO?
        /////
        SAL GROSSO SERÁ JULGADO NESTE TRIMESTRE. AGUARDEM!

  3. fernando diz:

    NÃO VAMOS ESQUECER ALCAÇUZ. Quanto custou,porque foi tranferida de Macaiba para Nizia Floresta,porque as responsaveis não podiam visitar a obra.

  4. cezar alves diz:

    O erro em Alcaçuz não foi o fato de ter sido transferida de Ceará Mirim para Nizia Floresta. Foi erro de execução do projeto. Nao fizeram o que estava previsto no projeto, provavelmente para desviar recursos públicos. Crime prescritos.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.