• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 20-09-17
segunda-feira - 09/01/2017 - 07:26h
Folha de São Paulo

Gestão Rosalba começa com foco negativo na mídia nacional


Por João Pedro Pitombo e João Marques (Folha de São Paulo)

Não começa bem a imagem no país da quarta administração à frente da Prefeitura de Mossoró, da ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP). Hoje (segunda-feira, 9), o jornal Folha de São Paulo tem reportagem especial sob o título “Empossados, novos prefeitos nomeiam parentes para secretarias”.

Boxe com organograma de gestão familiar de Rosalba é um dos destaques da reportagem do Folha (Arte Folha)

Na matéria, há um trecho destacando a decisão de Rosalba de nomear quatro parentes para quatro das 14 secretarias da municipalidade, além de ser editar um boxe (veja acima) com esse organograma familiar.

Veja o que diz a Folha sobre o início da gestão:

Ex-governadora do Rio Grande do Norte entre 2011 e 2014, Rosalba Ciarlini Rosado (PP) assumiu a prefeitura de Mossoró nomeando parentes em 4 das 14 secretarias. Carlos Eduardo Ciarlini Rosado virou secretário-chefe do Gabinete Civil e Lorena Ciarlini Rosado assumiu a pasta de Desenvolvimento Social. Ambos são filhos da prefeita.

Também foram contemplados parentes de outros políticos da família. Lahyre Rosado Neto, filho da ex-deputada Sandra Rosado, prima da prefeita, assumiu a pasta de Desenvolvimento Econômico. Para a Agricultura, foi nomeada Katherine Rosado, mulher do deputado federal Beto Rosado, sobrinho de Rosalba.

São citados casos semelhantes e até mais aberrantes, do emprego de parente em cargos comissionados, em vários outros municípios espalhados pelo país, como em Montadas-PB. Na gestão de Jonas de Souza (PSD), que acaba de tomar posse na prefeitura, sete dos nove secretários têm o mesmo sobrenome do prefeito. Todos parentes: a mulher, três irmãos, um tio e dois primos.

“As nomeações para a chefia de pastas aconteceram em cidades de médio porte, como Mossoró (RN) e Itabuna (BA), e em municípios menores. E contemplaram sobrenomes tradicionais da política, como os Rosado (RN) e os Donadon (RO)”, aponta o Folha de São Paulo.

Por ser considerada uma nomeação política, a prática é permitida, de acordo com súmula do STF (Supremo Tribunal Federal). Caso típico do que é endossado como “legal”, para dar verniz de moralidade ao gestor.

Auxiliar para filho

Os prefeitos de Mossoró, Vilhena, Caxias (MA) e Santana (AP) foram procurados pelo jornal para se pronunciarem, mas não responderam à reportagem. Outros o fizeram.

Na Bahia, o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes Oliveira (DEM), seguiu a cartilha: nomeou a mulher Sandra Neilma para a secretaria de Ação Social, o sobrinho Dinailson Gomes para a Administração e o filho Sérgio Oliveira para o Trânsito.

Esse, sem nenhuma experiência ou formação na área, terá para lhe auxiliar “um engenheiro de tráfego para o cargo de subsecretário”, garantiu o prefeito e pai.

Veja matéria completa clicando AQUI.

Nota do Blog – Já assinalamos e repetimos: Rosalba tinha tudo para começar seu quarto governo ousando, até para atender às exigências dramáticas da gestão.

Mas repete o que o antecessor fazia (Francisco José Júnior-PSD) e sucumbe às pressões políticas de grupos e subgrupos, além do varejo de compadrio.

A tentação da carne, também, não é de bom alvitre. Não deixa de ser imoral, por ter selo de legalidade dado pelo sinuoso STF. Não é a mídia local – ou “intriga da oposição” – que enfoca essa distorção. É a mídia nacional.

Ela e sua equipe não podem errar. A Mossoró do ‘andar de baixo’ não aguenta mais tanto sofrimento.

Veja AQUI a equipe formada pela nova prefeita.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Categoria(s): Administração Pública / Política

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    CERTOS POLÍTICOS PARARAM NO TEMPO E NO ESPAÇO.
    Não percebem que a vida é dinâmica.
    Ontem bastava controlar as emissoras de rádio local e tudo bem.
    Hoje, com a internet, basta mandar um e-mail e colar as nomeações. O povo, com acesso à internet, não fica mais calado, até porque não há como descobrir quem denunciou e os jornais sempre preservam as fontes.
    Se o UNIFORME ESCOLAR não for entregue e exigirem que os alunos compareçam trajando UNIFORME COMPLETO, inclusive calçando tênis, o ESCÂNDALO será enorme. Por que não evitar o escândalo e permitir que os alunos compareçam sem UNIFORME enquanto não distribuírem as blusas, calças, meias e os tênis?
    Por que esta teimosia?
    Ainda não falei da entrega do MATERIAL ESCOLAR.
    Que o bom senso prevaleça na EDUCAÇÃO.
    Na Saúde, que funcionárias, mesmo que indicas por vereadores, mas que não estejam preparadas para o exercício do cargo e que tratam usuários do SUS como indigentes, sejam sumariamente afastadas do contato com o público. Nada acaba mais a imagem de um administrador do que funcionários que se julgam DONOS da coisa pública. Isto eu diariamente estou alertando. Mas como fazem ouvido de mercador…
    Depois não reclamem da rejeição nas alturas.
    ///
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NESTE TRIMESTRE?
    AS DENÚNCIAS DO PROCURADOR DA CÂMARA ESTÃO SENDO APURADAS POR UM PROMOTOR. AGUARDEM!

  2. jose luiz da silva diz:

    pobre mossoro sem sorte vem ai mais quatro anos de atraso.

  3. Samir Albuquerque diz:

    Já disse em outra postagem, di-lo-ei nessa também: Queria ser filho ou parente da Prefeita Rosalba Ciarlini. Para esses não há crise, tem sempre emprego garantido, mamando nas tetas estatais.

  4. Amorim diz:

    Será que eles vão receber os salários em dia, ou só vão trabalhar por amor a causa pública?
    Acredito piamente que é por amor e dedicação!

  5. José Claudio de Farias Montenegro diz:

    Ela Adora $$$$$$$$$ a Prefeitura de Mossoró.

  6. João Claudio diz:

    O mundo sabe que o brasil não é um país sério. Muito pelo contrário: o mundo sabe que brasil é um país avacalhado, esculhambado, corrupto, inseguro, a maioria do povo é mal educada e incivilizada.

    O que os governantes têm feito nos últimos anos, é esculhambar a ”Esculhambação Oficial”, o que fez com que o caldo entornasse mais ainda.

    Vergonha de ser brasileiro? Ora, só pra quem tem. Para quem não tem, se melhorar estraga.

  7. fernando diz:

    empregar.a pai, emprega mãe,emprega filha eu tambem sou dá familia tambem queo me empregar. Arrocha esculhambação.

  8. Marcos Pinto. diz:

    E é porque os repórteres não sabiam e por isso não citaram o nome do general Eliezer Girão,(Secretário de segurança de Mossoróleo) que é parente próximo da Rosalba Rosadus, ambos netos da matriarca Rosalba Monteiro, que era casada com o italiano Pietro Ciarlini (Pedro Ciarlini) e residiam em Fortaleza-CE. Uma lástima, pois.

  9. Chagas Nascimento diz:

    Foi uma péssima atitude, na atual conjuntura…
    A Dra. Rosalba pisou na bola, para quem quer mostrar mudanças.
    Perdeu credibilidade praticando “FILHOTISMO”.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.