• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
domingo - 05/07/2015 - 09:42h
Robinson Faria

Governo é aprovado por 30,2% e mantém bom “crédito”

A Federação das Indústrias do RN (FIERN) divulgou pesquisa no final de semana, em que aparece avaliação do Governo do Estado. Nos primeiros seis meses, sua aprovação chega a 30,2% (ótimo/bom).

Regular atingiu 41,6%; 16,5% de ruim/péssimo e 11,7% não responderam.

Por camaradagem ou desconhecimento, muitos divulgaram que o Governo Robinson Faria (PSD) estaria “aprovado” por 71,8% da população, considerando os índices ótimo, bom e regular.

Absolutamente errado.

O componente “Regular” não se joga para cima, à soma com ótimo e bom.

Claro que existem sinalizadores positivos ao aplauso da população, como a própria pesquisa do Instituto GPP do Rio de Janeiro constatou na sondagem encomendada pela Fiern. São iniciativas na Segurança Pública e a garantia de pagamento de salários em dia, por exemplo.

Na prática, o Governo não conseguiu ir muito além disso em tão pouco tempo de gestão.

Os 41,6% de entrevistados que aparecem opinando como “regular”, na verdade devem ser interpretados como pessoas à espera de algo mais concreto, para tomar uma posição favorável ou não. Existe um “crédito de confiança” sobre a mesa, que pode ser endossado ou não nos próximos meses.

A capacidade de dialogar com segmentos em conflito com a administração, a abertura à sociedade que Robinson Faria tem revelado, sem dúvidas o ajudam nesse aval. Mas não o sustentarão por todo o mandato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 28 de junho, em todo o estado, e ouviu 805 pessoas.

Antes dela, outra pesquisa divulgada no espaço temporal dos 100 dias (abril, veja AQUI), já tinha sido lida de forma equivocada por muita gente. O Blog fez postagem analística à ocasião, que se mantém em quase toda sua essência; Leia AQUI, “Os 100 dias de otimismo que carecem de medidas de impacto”.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Trackbacks

  1. […] de entrevistas com certa diferença de um instituto para outro. Agora (veja postagem mais abaixo ou AQUI), com o Instituto GPP do Rio de Janeiro, e em 2011 com o Instituto Consult de […]

  2. […] de somar o “Ótimo e Bom” com “Regular”, para dar essa soma (veja AQUI), é pura […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.