• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
quinta-feira - 23/06/2011 - 19:19h
"Só Rindo 2"

Lançamento concorrido marca chegada de novo livro

Milton Marques e Padre Sátiro apontam importância do trabalho, para documentação da cultura oral

Noite de autógrafo juntou público numeroso e diversificado para o "Só Rindo 2"

Por William Vicente (TCM) e Redação do Blog do Carlos Santos

O lançamento do livro “So Rindo 2 – A política do bom humor do palanque aos bastidores” levou políticos, jornalistas, artistas, empresários e outras pessoas dos mais diversos matizes sociais às dependências da TV Cabo Mossoró (TCM)), à noite de autógrafos nesta terça-feira (21).

O evento se dilatou até próximo de meia-noite, devido fila para dedicatórias do autor. Nem a chuva que banhou a cidade em boa parte do período arrefeceu o fluxo de pessoas, que prestigiaram a iniciativa, em ambiente de descontração.

Estavam presentes à cerimônia personagens da política local, como os vereadores Genivan Vale (PR), Francisco José Júnior (PMN) e Jório Nogueira (PDT); deputada estadual Larissa Rosado(PSB). O reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), professor Milton Marques fez a apresentação da obra e autor.

O “Só Rindo 2” nasceu quase nove anos depois do primeiro título lançado por Carlos Santos. A nova publicação tem o mesmo perfil: resgata historias  do universo político, especialmente do Rio Grande do Norte, da capital ao sertão. Retrata disparates, rompantes inteligentes, gafes e cenas picarescas, como se fossem esquetes teatrais.

No entanto, o livro não tem interesse no escárnio da imagem dos políticos, e sim, documenta o que o autor considera inusitado e pitoresco em 160 historias, extraído da cultura oral do meio.

O lançamento da obra será veiculado na TCM em formato de programa especial, em data e horário a ser definido.

No evento, em si, o marcante foi a informalidade, a partir do ceriomonial conduzido pelo jornalista Givanildo Silva, que atendeu a convite especial de Carlos Santos. “Ninguém aqui é autoridade. A proposta é realizarmos um encontro de amigos”, disse. E assim aconteceu.

Milton Marques destacou a tenacidade do jornalista, que gosta de ser tratado como “repórter”. Salientou a importância do trabalho em questão e elogiou-o pela capacidade de juntar tanta gente, dos mais diversos matizes sociais, para um evento dessa natureza.

Padre Sátiro exalta valor documental do livro (Foto: Ricardo Lopes)

Convidado especial para falar, o padre Sátiro Dantas foi aplaudido. Salientou que Carlos é “perseguido” por setores intransigentes, por “sua coragem” e por falar algumas “verdades”. Salientou que o “Só Rindo 2” tem a capacidade de juntar um apanhado de situações, de forma documental, para preservar esse lado da política local e regional.

Em seu discurso, também rápido como os demais, Carlos agradeceu a presença de todos, justificou a informalidade e desmitificou qualquer selo de “mártir”, “herói” ou “vítima” para si. “Sou apenas um repórter”, grifou.

Veja abaixo, em galeria de fotos, uma mostra do que foi o lançamento do “Só Rindo 2”. Basta clicar sobre qualquer uma delas e acionar a sequência pra frente ou para trás para ver todas.

Veja, clicando AQUI, crônica do autor sobre essa noite.

Compartilhe:
Categoria(s): Reportagem Especial

Comentários

  1. zeroberto diz:

    Olhem aí !
    Meninos,o nosso CARECÃO,tá parecendo o Renato Gaúcho,pelo menos os óculos.

  2. françois silvestre diz:

    Parabéns, Carlão! Logo que chegue ao Errene vou pegar seu livro. Ou melhor, livros. Pois há promessa de presente para alguns amigos da Serra. Abraço.

Trackbacks

  1. […] de fotos de autoria de Fausto Maia, Blog do Jota Belmont e o talentoso Ricardo Lopes. Veja AQUI matérias postadas quarta-feira (22) e ontem (quinta-feira, 23), com igual […]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.