• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 23/01/2017 - 23:48h
Perda

Morre em Natal o artista plástico Dorian Gray

Do portal Agorarn

Dorian: nome de expressão (Foto: divulgação)

Morreu na noite desta segunda-feira, aos 86 anos, em decorrência de um infarto, o artista plástico natalense Dorian Gray Caldas. Ele estava internado há quase duas semanas, devido à complicações renais e pneumonia. Trata-se de uma consagrada figura da terra, que expressou seu talento em diversas plataformas artísticas, tais como: escultura, cerâmica, tapeçaria, desenho, poesia e escritura.

Sua trajetória foi influenciada, prncipalmente, pelo abstracionismo de Paul Klee, Kandinsky e Mondrian. Seus trabalhos constam do acervo de importantes instituições culturais e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

Dorian é um artista do seu tempo e tudo foi registrado nas suas telas e aquarelas. São casarões antigos, engenhos de açúcar, camponeses e vilas populares imortalizados na arte desse potiguar.

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), comunica que o corpo do artista plástico e escritor Dorian Gray Caldas será velado na nesta terça (24) a partir das 7h na Pinacoteca do Estado.

Às 15h30 será celebrada uma missa de corpo presente no salão principal do museu.

O cortejo de despedida deste grande simbolo da cultura potiguar partirá às 16h30 para o Cemitério Morada da Paz, em Emaús.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Cultura

Comentários

  1. Paulo RD Pinto diz:

    O trabalho do artista pode ser visto, em Mossoró, em painéis esculpidos em cimento e fixados no edifício onde funciona uma agência do Banco do Brasil – Praça Vigário Antonio Joaquim.
    À época, lá pelo final dos anos 70, nove em cada dez edificações “de porte” no RN ganharam um trabalho de Dorian Gray. As famosas talhas de Dorian. De luto as artes potiguares.

  2. Paulo RD Pinto diz:

    Uma correção:
    Os painéis da fachada do prédio do BB são do escultor potiguar, MANXA, morto em 2012.
    É de Dorian Gray a tapeçaria da “sala da gerência”
    Dai a confusão
    Desculpas!

  3. naide maria rosado de souza diz:

    Grande artista e escritor. Meus sentimentos à família. Deixa grande legado, perpetuada sua memória.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.