segunda-feira - 14/12/2015 - 00:58h
Festa de Santa Luzia

Prefeito faz ‘comício’ em Catedral e se compara até a Cristo

Final de procissão da padroeira de Mossoró é marcado por vaias diluvianas e outros constrangimentos

O encerramento da Festa de Santa Luzia hoje à noite, em Mossoró, após longo percurso de sua procissão, foi uma negação à própria liturgia religiosa. Teve momentos constrangedores e bizarros.

O prefeito Francisco José Júnior (PSD) apropriou-se do adro da Catedral de Santa Luzia, com o beneplácito da Igreja local, para fazer apologia à sua própria imagem, comparando-se com a padroeira e a Jesus Cristo, nos papeis de injustiçado e vítima.

Prefeito leu discurso com texto já descrevendo vaias e entregou projeto criticado por bispo (Foto: redes sociais)

A oratória do prefeito provocou uma quase intermitente onda de vaias na multidão que se postava no entorno da Catedral. Desde que foi anunciado como orador, vaias diluvianas ecoaram por milhares de vozes.

Ele sabia o que iria encontrar. Em seu discurso escrito já havia previamente referência às vaias. Mas é preciso se reconhecer: não se intimidou e insistiu até o final em transformar a um evento religioso numa oportunidade de promover comício fora de época e de lugar.

Até tratou a padroeira com certa intimidade, a quem se referia como “Luzia” e, afirmou, ser um mártir a exemplo da santa de Siracusa, que “também foi perseguida”.

Ele e Cristo

Sobre Jesus Cristo, a mesma analogia, no rol de perseguidos. Ele e Cristo, aquele mesmo da Galileia, o filho de Deus. E haja vaia.

O constrangimento foi transmitido ao vivo por rádios e pela TV Cabo Mossoró (TCM). Amplificou-se na tentativa do prefeito de reverter a enorme reprovação pública, ao entregar ao bispo Dom Mariano Manzana uma caixa em que revelou existir projeto e maquete eletrônica do Santuário de Santa Luzia, a ser construído no alto da Serra Mossoró. Deixou implícito que não caberia à Prefeitura o empreendimento, ao contrário do que afirmara antes em discursos e entrevistas.

Quando finalmente surgiram sinais de aplausos, ele novamente abusou. Mandou projetar no frontispício da Catedral um vídeo com aspectos do projeto. Mais e mais vaias sem que conseguisse completar a exibição.

Reprovação do bispo

Encerrada a sua fala, o prefeito voltou à cadeira onde estava anteriormente ao lado do governador Robinson Faria (PSD). O embaraço não estava encerrado.

Dom Mariano Manzana, com microfone à mão, lembrou ao prefeito e aos devotos que há mais de um ano conversara com o  governante sobre o projeto, sugerindo a montagem de uma comissão paritária da Igreja e Prefeitura, para discutir a sua formatação. Nunca obtivera retorno. Recebia-o agora pronto, sem respeito ao que sugerira.

O dia do prefeito já se revelara ruim durante a própria procissão, por ruas mal iluminadas e abarrotadas de gente. Cercado por forte aparato de segurança ao lado do governador e outros políticos e assessores, chegou a cumprimentar e ser cumprimentado por populares.

Mas à altura da Rua Rodrigues Alves, um circunstante lhe dirigiu impropérios. Foi contido sem maiores alardes pela segurança.

Vaias em 2013

Vaias de políticos em festa de encerramento da Festa de Santa Luzia não é novidade. Tem até se tornado mais comum do que muitos imaginam. Outra razão para a Igreja repensar essa franquia de espaço, que parece incompatível com o propósito litúrgico.

Em 2013, a então governadora Rosalba Ciarlini (PP) viveu mal-estar parecido, também com transmissão por TV e rádio. Estava num momento de densa reprovação popular até mesmo em sua terra natal (veja AQUI).

Nesse dia 13 de Dezembro de 2015, ela transferiu a coroa da repulsa popular para o gestor municipal. Toma que é sua, prefeito!

Robinson

O governador Robinson Faria (PSD) estava no adro da Catedral e testemunhou ao vivo o constrangimento do prefeito e principal aliado na região. Poderia falar, mas esquivou-se.

Por dever de Justiça, que se diga, é bom sublinharmos: ele costuma evitar discurso em atos religiosos. Se o prefeito tivesse o copiado, em vez de tentar se comparar a Luzia (a padroeira, claro) e a Cristo, certamente seria poupado desse dia para esquecer em sua vida.

Tanto hoje como em 2013, fica claro que o povo não está mais afeito à mistura da fé com política. O recado vem sendo dado em forma de vaias. Por enquanto.

Categoria(s): Política / Reportagem Especial

Comentários

  1. Marcos diz:

    Cara ridículo, papel de palhaço, isso é desespero pois
    sabe q vai perder seu ” poiquinho” de moedas ,aliás tem nem chance, aí fica fazendo esse papelão… Kd os leões da impressa pra explicar os salários atrasados da saúde q esse irresponsável não paga??

  2. João Claudio diz:

    Silveirinha, você tem que e se espelhar na atual presidente, e no O Barba. Ambos, ha tempos, só discursam em ambiente fechados e na presença exclusiva dos seus fieis seguidores. O povão não tem acesso.

    Caso contrario, é vaia na certa.

  3. Antonio Augusto de Sousa diz:

    Quer dizer que agora temos no país de Mossoró, a versão local do “ODORICO PARAGUAÇU”!

    Que tal batiza-lo de “ODORICO SILVEIRAÇU”!!!

    Meu caro Inácio, estou com “vósmicês, quando diz que quando pensamos que já vimos de tudo, aparece Silveira com outra!

    Nessa, Zé Ruela não está sozinho…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  4. Francy Granjeiro diz:

    MAQUETE DO SANTUÁRIO DE SANTA LUZIA ENGAVETADO HA TEMPO PROMETIDO EM CAMPANHA PARA SE ELEGER
    ONTEM FEZ UM RITUAL DE UMA NOVA PROMESSA QUE FOI PROMESSA NA ELEIÇAO PASSADA
    APLAUSOS PELAS VAIAS.MERECEU!
    BEM FEITO

  5. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Deixou implícito que não caberia à Prefeitura o empreendimento, ao contrário do que afirmara antes em “discursos e entrevistas.”
    Quantas vezes eu aqui escrevi que tudo não passava de promessa. Até porque de fazer promessa este prefeito tem experiência. Mas em mim não acreditaram, pelo contrário, deixaram-se embalar pela fantasia montada com a ajuda de pessoas outras interessadas em agradar a Igreja. E eu, tal qual João Batista, que clamava aos quatro cantos a verdade é que terminei ficando mal visto e até de que torcia contra a construção do Santuário fui acusado.
    O tempo se encarregou de mostrar a verdade.
    Tenho plena certeza de que em 2015 esta vaia não se repetirá. Em 2015 o clero mossorense terá todo o cuidado e evitará no encerramento da procissão da Padroeira de Mossoró palanque político.
    Três coisas nunca podem ser misturadas. Futebol e religião, política e futebol, religião e política.
    Infelizmente em Mossoró esta regra universal não funciona. Aqui misturam é tudo de uma vez só.
    O Santuário de Santa Luzia será construído, Dom Manzana. Será construído pela força do catolicismo em nossa cidade. Basta iniciar a campanha de construção do Santuário para constatar esta verdade. Como eu gostaria de falar com o senhor sobre este assunto. Mas entendo que o senhor tem opinião formada sobre minha pessoa. Uma opinião euqivocada, mas tem. Ouça, por favor, Padre talvacy Chaves. Este me conhece a fundo. este sabe do meu caráter e das minhas intenções. Ouça a Sra. Naide Maira Rosado de Souza. Esta senhora sabe o quanto eu me angustio com tudo o que acontece em Mossoró.
    A construção do Santuário de Santa Luzia é mais viável do que podemos imaginar.
    É tudo uma questão de acreditar no amor que os mossorenses dedicam à nossa Santa Luzia.
    ////
    SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO PODE PRESCREVER!
    UNIFORME ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  6. Daniel diz:

    É claro que sou pequeno, é claro que não sou nada, é claro que não sou ninguém frente a esses nomes grandiosos da história (Paulo, Jesus e Santa Luzia). Claro que ainda tenho muito a crescer muito mesmo para me melhorar.

    Francisco José Jr

  7. Klivio Tomaz diz:

    A Igreja Cristã começou a reverter sua história quando introduziu o estado no seu meio. Essa mistura é antiga e prolífica para os dois lados desde sempre. Porém, ontem essa combinação trouxe um vexame ao prefeito ferindo a instituição católica. O prefeito sucumbirá rapidamente nas eleições vindouras e a Igreja continuará na sua sangria diária. Acredito que os fiéis não gostaram do que viram. A ajuda financeira de diversas fontes para realizar a festa é necessária, mas nada além da divulgação da logomarca patrocinadora deveria ser realizada. Fica para Igreja a lição de excluir esse envolvimento, tanto em aberturas como fechamentos de festas religiosas, com a classe política. Igreja sempre foi forte unida ao estado, mas está na hora de minimizar esse casamento explicitamente.

  8. Luis Antônio diz:

    Poucos têm o privilégio que este homem terá: uma aposentadoria aos 40.

  9. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Enquanto estas cenas lastimáveis acontecem em Mossoró, vejam o exemplo que Natal nos dá:
    ” 14/12/2015 09h34 – Atualizado em 14/12/2015 09h34 – G1
    Pagamento antecipado vale desconto maior no IPTU 2016
    Abatimento chega a 22% do valor total.
    Condição vale para quem estiver em dia e quitar cota única até o dia 24.”
    ///
    Por que Mossoró, que tAnto está precisando melhorar a sua arrecadação de tributos não faz o mesmo? Por que não acelerar a distribuição dos carnês do IPTU de 2016 e conceder um abatimento de 30% a quem quitar até 15/01/2016 em cota única e esteja em dia com o pagamento deste imposto?
    Refiro-me a conceder 30% de desconto em cima do desconto que é concedido a quem paga em cota única. Só que para ter direito a este desconto é preciso não estar em atraso com nenhum IPTU. Por que não dar uma grande anistia de juros e multas aos que estão em atraso com o IPTU caso quitem seus débitos até 15/01/2016? Coloquei esta data de 15/01/2016 aleatoriamente. Pode ser uma outra data que a administração julgue mais conveniente, como dia 05/02/2016 etc.
    O grande mal de Mossoró é viver politicagem 24 horas por dias. E enquanto mergulham na politicagem os problemas administrativos se acumulam. Os vereadores que deveriam ajudar a melhor administrar a cidade se limitam apenas a aplaudir e aplaudir os atos do prefeito, por mais desastrados que estes sejam.
    E assim Mossoró mergulha cada vez mais na miséria e no atraso.
    ////
    SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO VAI PRESCREVER! SAL GROSSO NÃO PODE PRESCREVER!

  10. João Claudio diz:

    O avião pertencente ao estado e comprado com parte do meu dinheiro, decolou ontem mesmo (dia 13) rumo a Natal, por volta das 23:30 hr. Eu vi com meus próprios olhos que um dia a terra há que comer.

    Pergunta:

    ”Ajeitaram” o campo de aviação, ou deram um ”jeitinho” para o avião decolar?

  11. fernando diz:

    Rosalba fez o que pelo aeroporto que leva o nome do sogro?

  12. Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós diz:

    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós
    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. E
    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirósça de Queirós

  13. Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós diz:

    A ROSA TB FOI VAIDA COMO A PIOR GOVERNADORA DO RN , JA ESQUECERAM ACORDA POVO BOM DE DEUS , E SE O PREFEITO FEZ COMÍCIO A CULPA É DOS ORGANIZADORES , EU ADORO MOSSORO $$$$$$$$$

    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós
    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós
    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós
    Os políticos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Eça de Queirós

Trackbacks

  1. [...] Está no Blog do Herzog(Carlos Santos), de Mossoró – Prefeito faz comício em catedral e se compara até a cristo: [...]

  2. [...] mais clicando Aqui Imprimir roundedfacebook roundedtwitterbird roundedgoogleplus roundedpinterest roundedemail [...]

  3. [...] (13), ela acompanhou-o no adro da Catedral de Santa Luzia. Estava no episódio das vaias (veja AQUI) e discurso que o prefeito leu, provocando uma situação embaraçosa para ele – sob o [...]

  4. [...] Ainda está zunindo em seus tímpanos a diluviana vaia do dia 13 de dezembro, no encerramento da Festa de Santa Luzia (veja AQUI). [...]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.