• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
quinta-feira - 31/05/2012 - 17:26h
"Operação Vulcano"

Promotora diz que “já se pode afirmar que há cartel”


“Agora já se pode afirmar que há cartel na revenda de gasolina em Mossoró: há provas! Provas são o que não faltam na Operação Vulcano: estou estafada de ler os autos e satisfeita com o nível e profundidade da investigação”.

Ximenes: sim, "há um cartel"

Essas declarações acima são da promotora da Defesa do Consumidor de Mossoró, Ana Ximenes, que a infindáveis anos empreende uma cruzada contra preços abusivos e assemelhados no ‘concorrido’ setor de combustíveis automotivos do município.

Segunda ela, “desde ontem estudo o inquérito policial da Operação Vulcano (que eclodiu ontem, por ação da Polícia Federal, com apoio subsidiário do Ministério Público). Havia fundamento para prisões e buscas”.

Ela lembra, o que este Blog citou ontem em primeira mão: o Conselho Administrativo de Direito Econômico do Ministério da Justiça (CADE), participou de forma suplementar da força-tarefa. Existiam elementos indicando a formação de cartel em Mossoró, a partir de formação de grupo com esse fim – envolvendo empresários da área de combustíveis.

O QUE É UM CARTELÉ um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

“Há tantas provas a confrontar com os depoimentos, inclusive oriundas das buscas, que o doutor Eduardo Bonfim (delegado federal responsável pela operação) precisará de todos os 5 dias da prisão temporária”, estima.

A promotora lembra que “buscas da Operação Vulcano foram submetidas à análise previa de especialistas do Cade, ao parecer do MP e ao crivo do juiz Cláudio Mendes (3ª Vara Criminal)”.

Acompanhe o Blog também pelo Twitter com notas e comentários exclusivos clicando AQUI.

Em resposta à nota oficial da Câmara de Mossoró, que considerou a busca e apreensão nesse poder algo descabido, ela fustiga: “Será que todos estes órgãos e instituições têm ‘fetiches’ e são contrários ao Estado Democrático de Direito?”

Quando o Projeto de Lei da Prefeitura de Mossoró, nº 057/2011, tramitava na Câmara Municipal, criando facilidades para um cartel impedir a livre concorrência, Ana Ximenes reagiu. Chegou a ameaçar entrar com procedimento legal, arguindo inconstitucionalidade da matéria.

Ao mesmo tempo, a Polícia Federal já rastreava reuniões, diálogos telefônicos e outros movimentos de personagens da política e da vida empresarial mossoroense. Levantava elementos que indicariam a existência do cartel.

Categoria(s): Administração Pública / Economia / Justiça/Direito/Ministério Público

Comentários

  1. Igor diz:

    Sera que tbm estão investigando o Cartel Do Gás De cozinha? ou ñ existe?

  2. luis cladio diz:

    NÃO SE PODE DIZER MAIS NADA A NÃO SER PARABÉNS A TODOS Q PARTICIPARAM DESSA OPERAÇÃO EM FAVOR DO POVO SOFRIDO E HUMILHADO POR ESSES PREPOTENTES E ORGULHOSOS DONOS DE POSTOS EM MOSSORÓ.

    A JUSTIÇA ESTÁ DE PARABÉNS. A VOZ DO POVO ESTÁ SENDO A VOZ DA JUSTIÇA.

  3. Gilmar diz:

    Parabéns!

  4. FRANCISCO SILVEIRA diz:

    PARABÉNS ???????????? DE QUE ?????? …… BANDO DE BABACAS ???????????? SERÁ QUE VCS ACREDITAM QUE ISSO VAI DAR EM ALGUMA COISA ??????? VAI CONTINUAR TUDO COMO ANTES………… SÓ “ZUADA” PARA ENGANAR OS “BESTAS”…….. COMO VCS QUE ACREDITAM NA “JUSTIÇA” BRASILEIRA !!!!!!!!!!!!!! QUERO VER DAQUI A “5 DIAS”…………. !!! BABACAS !!!!!!!!!!!! BABACAS !!!!!!! QUE AINDA ACREDITAM EM “JUSTIÇA”……… É SÓ PARA APARECEREM SEUS BESTAS …………. !!!!!!!!! DEPOIS ME DIGAM ,……………………. !!!!!!!!!!! TODOS SOLTOS !!!

  5. Mossoroense diz:

    A respeito dessa operação que foi executada em Mossoró, primeiramente gostaria de parabenizar a todos da Polícia federal, Ministério Publico e etc, pelo belo trabalho. Mas, só irei comemorar quando der resultados positivos para população, caso o cartel seja comprovado que existe, espero que a justiça seja feita, fazendo com que os envolvidos considerados culpados pela Justiça, respondam pelos seus atos e mais ainda, espero que os preços caiam. Apesar dessa operação, ter dado um grande passo para mudar o cenário da nossa cidade. Não é de hoje que existem boatos sobre a existência de combustível adulterado, cartel, preços abusivos, alguns postos da nossa cidade já tiveram seu funcionamento interrompido por alguma pratica supostamente disrespeitosa e depois de normalizar, acredito eu, foram reabertos. Alguns anos atrás, várias pessoas de inúmeras cidades como Mossoró, Natal e outras cidades do Brasil, por meio das redes sociais, organizaram protestos, manifestações contra o aumento do preço dos combustíveis, porem, só em Mossoró não houve a baixa dos preços, pois boa parte da população ficou acomodada em casa, reclamando nos sites de relacionamento e no dia que ficou combinado das pessoas irem as ruas mostrar nossa indignação, não apareceu quase ninguém. Se até hoje pagamos altos valores por um combustível e supostamente, somos vitimas(clientes) do “cartel”, caso realmente seja comprovado a pratica ilegal, boa parte da população tem culpa por aceitar.

  6. Mossoroense ausente diz:

    Existe sim, o cartel na venda do gás de cozinha. Ouví muitos comentários a este respeito de fontes bem postadas. Neste cartel são utilizados métodos de persuasão pouco ortodoxos (ameaças e retaliações). Teve uma época, num tempo não muito remoto, que houve até assassinatos, na capittal do estado. Em Mossoró a coisa toma uma dimensão muito grande e quem já trabalhou nestas empresas revendedoras de GLP sabem muuito bem o que estou dizendo.

  7. vicente venancio diz:

    Carlos, boa noite.
    O que escuto em todo canto que passo, o seguinte: se os preços dos combustíveis não baixarem de nada adianta tal operação, do que estou inteiramente de acordo.

  8. Paulo Henriques da Fonseca diz:

    A CÂMARA DEIXOU DE SER CONFIÁVEL, TRABALHA COMO SERVIÇO LEGISLATIVO DA PREFEITURA E DE INTERESSES PRIVADOS. O INTERESSE PÚBICO HÁ MUITO DEIXOU AQUELA CASA.

  9. Luciano G.Aquino diz:

    Quem sabe um dia a Justiça chegue para fazer
    Justiça pra quem mereça Justiça.
    Parabens pelo seu comentário.

Trackbacks

  1. [...] AQUI mais detalhes sobre essa abordagem da [...]

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.