• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 28/10/2016 - 09:37h
Anuário Brasileiro de Segurança Pública

RN e Natal se destacam entre áreas mais violentas do país

Do Portal noar

O Rio Grande do Norte aparece no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública como um dos estados mais violentos do Brasil.

Os números indicam que Sergipe, com 57,3 mortes violentas intencionais a cada grupo de 100 mil pessoas, é o estado mais violento do Brasil, seguido por Alagoas (50,8 mortes para cada grupo de 100 mil) e o Rio Grande do Norte (48,6). Os estados que registraram as menores taxas de mortes violentas intencionais foram São Paulo (11,7 a cada 100 mil pessoas), Santa Catarina (14,3) e Roraima (18,2).

Sob outra perspectiva, o RN lidera entre os estados que mais aumentaram o número de mortes violentas foram (elevação de 39,1%). Amazonas (19,6%), e Sergipe (18,2%) aparecem depois. Os que mais diminuíram foram Alagoas (queda de 20,8%), o Distrito Federal (-13%), e o Rio de Janeiro (-12,9%).

De acordo com o diretor-presidente do fórum, a grande maioria dos oito estados que têm programas de redução de homicídios teve diminuição no número de mortes violentas: Alagoas (-20,8%), Bahia (-0,9%), Ceará (-9,2%), Distrito Federal (-13%), Espírito Santo (-10,7%), Pernambuco (+12,4%), Rio de Janeiro (-12,9%), e São Paulo (-11,4%).

Estado contesta

Responsáveis respectivamente pela maior elevação na taxa de mortes e pela liderança no ranking das mais violentas, as Secretarias de Segurança do Rio Grande do Norte (Sesed) e de Sergipe contestaram a metodologia de coleta de dados.

O 10° Anuário Brasileiro da Segurança Pública, organizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), classificou Natal como a capital mais violenta do país, com um aumento de 97% no número de homicídios entre 2014 e 2015. A pesquisa também registrou uma crescente de 39,1% no número de Mortes Violentas Intencionais.

A pasta potiguar classificou as informações como “erradas”. Disse que, ao contrário do que apontou o levantamento, houve redução de 1.774 crimes violentos letais intencionais, em 2014, para 1.663 casos no ano seguinte, queda de 6,3%. A secretaria sergipana disse ser rigorosa na apuração de dados sobre o número de vítimas.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Segurança Pública/Polícia

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Observem que Alagoas diminuiu o número de mortes violentas enquanto que o RN aumentou. Isto significa dizer que Alagoas já está comendo poeira, como se dizia antigamente. Ninguém duvide se Sergipe ficar no chinelo.
    Recentemente o TJRN emprestou ao governo, para construção de presídios, 20 milhões de reais. Se tivessem utilizado este dinheiro na construção de campos de confinamento seria possível retirar dos presídios superlotados mais de 2 mil presos e separar os bandidos de alta periculosidade dos pés de chinelo que na convivência com os bandidos mais perigosos estão se aperfeiçoando na universidade do crime.
    Infelizmente o Governador Robinson nunca se interessou em saber o que é um CAMPO DE CONFINAMENTO.
    E assim o RN continua na sua caminhada para se tornar o Estado mais violento do Brasil.
    Quando quiserem saber o que é um CAMPO DE CONFINAMENTO basta ligar 84 991397139
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS A QUALQUER INSTANTE. TUDO PODE ESTAR POR UM SEGUNDO.
    DINHEIRO PÚBLICO NÃO ABRILHANTA FESTA RELIGIOSA. PRESENÇA DE FIÉIS ABRILHANTA FESTA RELIGIOSA.

  2. naide maria rosado de souza diz:

    Vemos o Rio Grande do Norte definhar. Hospitais sendo fechados diante da indignação de um povo que não aguenta mais apanhar. Hospitais públicos pedindo socorro. O povo vai levando o pouco que tem para os que nada têm. São Camilo de Lellis dizia que ” Os enfermos são as pupilas do coração de Jesus, e o que fizermos por eles faremos ao próprio Deus.” Amém, São Camilo de Lellis…enviai bênçãos ao hospital que leva o vosso santo nome, antes que ele seja fechado e os seus enfermos abandonados. Se os homens que detêm o poder nada fazem, apenas se justificam culpando uns aos outros, que venha do céu o socorro. Que os crimes que levam nosso Estado à liderança da violência, diante da inércia ou incompetência de autoridades, vinde São Camilo de Lellis desarmar os bandidos, porque, olhando em volta à procura dos homens de bem, não os vemos.

  3. João Claudio diz:

    E ainda há pessoas pleiteando aeroporto novo para a cidade que carece de serviços básicos e essenciais, como se um novo aeroporto fosse a independência e a salvação de todos. Vôtis!

    ZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzz Acooooooorde, homi.

  4. Adílio diz:

    Se tivermos a curiosidade de fazer a conta para Mossoró descobriremos a “eficiência” dos projetos de segurança municipal que foram tão propagados e “ampliados” nessa desastrosa gestão. Será que Mossoró contribuiu para colocar o RN nessa posição de destaque? Seria cômico se não fosse trágico!

  5. Carlos Albuquerque diz:

    Setembro 2015 data em que seriam incorporados 700 homens na Polícia Militar através de uma decisão judicial. Pasmem os senhores na calada da noite foi suspenso por forças ocultas. Covardia tem limites.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.