• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
segunda-feira - 24/10/2016 - 20:54h
Reunião

Servidores pedem devolução de recursos a outros poderes

O governador Robinson Faria (PSD) recebeu do Fórum dos Servidores Públicos do Executivo uma carta que solicita a pactuação financeira entre os Poderes, para que o calendário de pagamento do Executivo seja regularizado. O documento, assinado por seis entidades sindicais, pede, entre ouras ações, que Robinson requeira ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a devolução de R$ 398 milhões referentes aos valores recebidos acima da inflação nos anos 2014 e 2015.

A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24, no auditório da Governadoria.

Fórum é resultado de posição dos servidores em momento de crise (Foto: Ivanízio Ramos)

“Gostaria de agradecer esta contribuição dos sindicatos. Vamos analisar este documento, que se mostra como uma saída inteligente. Aguardamos que os poderes, assim como vocês, sejam compreensivos com a situação financeira do Executivo”, afirmou Robinson, que já tem reunião marcada com os poderes para a próxima quarta-feira, 26. “Se eles forem compreensivos como vocês, nós teremos a solução”, completou.

Na elaboração do documento, o Fórum levou em consideração que o Rio Grande do Norte é o quarto estado do país com maior parte da Receita Orçamentária Líquida do Tesouro (ROLT) sendo destinada aos poderes. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o Tribunal de Justiça Potiguar é o segundo do país em relação ao comprometimento da ROLT, engolindo 13,55% do total. Neste mesmo ranking, a Assembleia Legislativa do RN (5,05%) é a sexta e o Ministério Público (4,55%) o sétimo.

“Observamos em nossos estudos que a transferência aos poderes teve um aumento de 90,3% no período que vai de 2010 até agosto deste ano, enquanto a receita corrente líquida subiu apenas 47,8% e a inflação acumulada foi de 53,2% no mesmo período”, explicou Pedro Lopes, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindfern). Foi ele quem apresentou o conteúdo da carta aos secretários presentes e ao chefe do Executivo.

Ana Cláudia Gomes, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou a importância da união de forças no enfrentamento do problema. “O que nos interessa é encontrar uma solução. É uma crise de estado, então é fundamental que nós possamos dar as mãos para enfrentá-la. O que não pode é apenas os servidores do Executivo serem afetados como se fossem os culpados pelas crise”, destacou ela.

O Fórum reúne ainda os sindicatos dos Policiais Civis (Simpol), dos Servidores da Administração Direta (Sinsp-RN) e dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), além da Associações dos Bombeiros Militares (ABM-RN). Do Executivo, estavam no encontro a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, de Comunicação, Juliska Azevedo, o adjunto de Tributação, Fernando Amorim, o consultor geral do Estado, Alexandre Pinto Varela, e o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. João Claudio diz:

    A foto e fato.

    1) A posição do orador durante o flash, sugere que ele tá levantando levemente o seu lado inferior direito. Pela posição dos seus lábios, percebe-se ainda que, durante a ”levantada’, ele emitiu um rápido pigarro. Ran! Ran! Mais: ainda tentou abafar o microfone, mas foi tarde demais.

    2) Os seus dois vizinhos masculinos (esquerda e direita) usam as mãos para tapar os narizes.

    3) A dama de vermelho, muito educada, está ”tragando” para disfarçar. Mas, percebe-se que os seus pequenos olhos ardem.

    4) O cidadão que está olhando para a ruiva, sarcasticamente parece dizer em voz baixa e sorriso apertado…”’você ouviu? foi ”ele”, num foi”?

    Revejam a foto, analisem e respondam:

    Afinal, alguém peidou, ou não peidou no recinto? Foi ”ele”, ou num foi’????

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.