• Vale Norte - Nativa Comunicação - 2º Banner - 14-11-17
quarta-feira - 29/10/2014 - 08:59h
Disputa presidencial

Um país separado por votos


Por Gaudêncio Torquato (Coluna Porandubas Políticas, site Migalhas)

O Brasil dividido ?

O Brasil saiu das urnas rachado ao meio. O racha, ao contrário do que muitos pensam, não mostra um país separado por regiões – Nordeste contra o Sudeste – mas por votos. É só olhar a aritmética eleitoral. Dilma conseguiu uma montanha de votos no Nordeste – mais de 12 milhões de votos de maioria, ou seja, 71% dos votos. Apenas 29% foram para Aécio.

Minas, o ponto nevrálgico

No país, Aécio perdeu por três pontos. O que aponta para seu Estado, MG, onde Dilma venceu por quase cinco pontos (4,82%), cerca de 550 mil votos. Se Aécio tivesse lá metade dos pontos de vantagem que obteve em SP, venceria. No maior colégio eleitoral (SP), Aécio ganhou de 64,31% a 35,62%, uma diferença de 28,62%. Como se recorda, os tucanos prometiam uma vitória em Minas com uma vantagem de mais de três milhões de votos.

Divisão mal feita

Se o país fosse dividido em dois, por regiões, como alguns radicais chegaram a propor nas redes sociais, não seria o Nordeste contra o resto. Ao Nordeste, seriam somados os Estados de Minas e RJ, onde a presidente obteve 58% dos votos válidos contra 42% da votação dada a Aécio.

Dilma, pior em 15 Estados

Em comparação com o 2º turno da eleição presidencial de 2010, quando venceu pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff piorou seu desempenho em 15 Estados e no DF. Nos demais 11 Estados, ela teve votação porcentual superior à registrada há quatro anos. Os maiores avanços ocorreram em SE e no AC, onde a votação da presidenta aumentou 25%. Logo a seguir aparecem RR (24%) e RN (18%). Todos nas regiões Norte e Nordeste. No outro extremo, as maiores quedas proporcionais ocorreram em DF (-28%), SP (-22%), AM (-20%) e SC (-18%).

Melhor desempenho

Na região Nordeste, maior reduto de Dilma, ela conseguiu melhorar seu desempenho em seis dos nove Estados da região. Além de SE e RN, houve aumento expressivo de sua parcela de votação em AL (16%) e no PI (12%). Onde houve piora, a queda foi pequena : 1% ou menos na BA, no CE e no MA, e 7% em PE, onde ganhou a campanha, para surpresa de muita gente que esperava vitória de Aécio, depois de receber o apoio da família de Eduardo Campos.

ACOMPANHE bastidores políticos e mais notícias e comentários em nosso TWITTER clicando AQUI.

Categoria(s): Artigo / Opinião

Comentários

  1. AVELINO diz:

    Realmente, Dilma maleficamente conseguiu dividir o país em “ricos e pobres”, e com essa maldade conseguiu uma montanha de votos no Nordeste, mais de 12 milhões de votos de maioria, ou seja, 71% dos votos pra megera da Dilma X apenas 29% que foram dados ao Aécio.

    Claramente ou coincidentemente o criminoso PT conseguiu apresentar para o resto do mundo o nosso nordeste rotulado como sendo o seu principal reduto PTralha formado por “pobres e miseráveis”, apoiadores dos seus crimes onde, intencionalmente em defesa dos seus próprios interesses, essa agremiação fez derramar o maior número de “cartão bolsa suborno” já vista nesse país… Como o cidadão pobre, miserável e bastante desinformado, atrapalha o desenvolvimento de uma nação, hein???

  2. FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO diz:

    Atrapalha, e como atrapalha esse tipo de concepção política e social, que, vê e acredita no moralismo político e no denuncismo pelo denuncismo vazio, recalcado e derrotista,como a única forma da extrema direita volta ao poder.

    Para quem, de fato, ler, pesquisa e não age cotidianamente tal e qual um papagaio, ou seja ouve a rede bobo de televisão, lê os jornalões que fazem parte do PIG, e sai repetindo chavões pseudo moralizantes com única válvula de escape às reais transformações sociais com as quais não conseguem concordar, apenas e e tão somente baseados no achismo, no individualismo cego e no egocentrismo social político.

    Para quem sabe, a Bandeira do UDENISMO teve seu auge no último governo do maior Estadista da nossa história, Presidente Getúlio Vargas, sendo que este foi obrigado ao suicido, exatamente para evitar um golpe de estado patrocinado por essa mesma forças políticas mancomunadas com interesses alienígenas, os quais também, atualmente bradam aos quatros cantos por reformas e pela probidade na administração pública, fundado em um moralismo políticos farisaico, cuja única intenção é a volta ao poder, exatamente para voltar a saquear a nação brasileira com sua política econômica e institucional, a qual possui um único propósito, sob o símbolo do patrimonialismo, enriquecer ainda mais os capitães de capitanias hereditárias do século XX e XXI, os quais desde 1500 aprofundam o fosso de miséria e desigualdade endêmica que assolava a sociedade brasileira, sobretudo no que diz respeito aos excluídos historicamente, ate´a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao cargo máximo do poder político e institucional em nosso pais.

    O mais são abobrinhas dos derrotados, desesperados em sua própria concepção de sociedade , nação e povo, concepção essa que não apenas nos remete ao velho e farisaico neo liberalismo de plantão que tem levado inúmeras nações ao colapso econômico e social, mais ainda tem levado ás nações à subserviência econômico-financeira e ao obscurantismo político sob uma suposta capa de democracia representativa..

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN 7318.

    • AVELINO diz:

      Realmente, prezado Fransueldo!!! “O mais são abobrinhas dos derrotados, dos que estão desesperados em só poder observar o nosso pais ser surrupiado, assacado, como está sendo e que desestimuladamente deve continuar assim por mais 4 anos, impunemente, ou pior!!!

  3. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Esta divisão o PT vai conseguir acabar logo.
    E para isto já arregaçou as mangas.
    META DE INFLAÇÃO ESTOUROU.
    Alcançamos os 6,75%, deixando para trás os 6,5 que era o TETO da meta.
    Taxa de juros dispara e vai a 11,25%, para ALEGRIA dos banqueiros.
    Eleições ficaram no retrovisor. Agora é remédio amargo para engolir sem água.
    Com juros e inflação em alta, CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE a todo galope, ZÉ DIRCEU deve ser solto a qualquer momento, não mais seremos divididos entre ricos e pobres.
    O desemprego, arrocho salarial e aumento de impostos nos transformarão em um bando de miseráveis
    SEREMOS TODOS MISERÁVEIS.
    Como toda regra tem exceção, BANQUEIROS E CORRUPTOS continuarão no bem bom.
    O povo?
    O povo que se lixe.
    Até que um dia aprenda a votar, o povo vai continuar a se lixar.
    FALTA DE AVISO NÃO FOI.
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O MATERIAL NÃO FOI ENTREGUE. EM MOSSORÓ NEM UM MÍSERO COTOCO FOI ENTREGUE. ALÔ, MP.
    É PRECISO REVOGAR ATRAVÉS DE UM TAC A LEI DE MORDOMIA DOS VEREADORES.
    IPTU VAI AUMENTAR MAIS DE 100% EM 2015.

    • AVELINO diz:

      Devido ao precoce retorno para Brasília do seu prometedor, Henrique Alves, a prometida obra de duplicação da BR 304 – trecho Reta do Tabajara, tão decantada em prosa, verso e na TV Alves pelo “experiente e retornável deputado Henrique Alves”, já se encontra totalmente paralisada e com prazo de retomada, dado pelo DNIT (do vice na chapa do acordão/PTrolão), só para 2016!!! Nem as máquinas nem os caminhões caçambas deixaram em exposição eleitoreira como estavam!!! Já retiraram foi tuuuuuuudo, transformando os escombros da agora “obra abandonada” numa armadilha perigosíssima e fatal para quem trafega de carro no local!!! …vocês eleitores sabem o por que a obra foi reprogramada, agora, só para 2016, num sabem???

  4. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Sem que nenhum leitor precise ir ao dicionário para entender a minha mensagem.
    BRADESCO LUCROU NO TERCEIRO TRIMESTE MAIS DE 3,8 BILHÕES DE REAIS.
    VALE APRESENTOU PREJUÍZO NO TERCEIRO TRIMESTRE DE QUASE 4 BILHÕES DE REAIS.
    O que é melhor: PRODUZIR OU ESPECULAR?
    E viva a agiotagem…
    E ainda falam que este é um governo dos trabalhadores.
    Para de rir, Zé Ruela.
    Que mania besta este Zé Ruela tem de rir.
    Zé Buchudinho já coloca na vitrola maluca uma música do Grupo Revelação.
    ” PAI
    Pai, Pai
    Que tudo fez, que tudo faz, ô, Pai, ô, Pai
    Pai, Pai
    Que é força, vida, luz e paz, ô, Pai, ô, Pai
    Tá todo mundo louco, tá tudo diferente
    O rico acha pouco, a gente quer ser gente
    O mundo tá uma zona, e o medo dá insônia
    O clima tá em coma, coitada da Amazônia
    A filha da vizinha nem 13 anos tem
    Largou a mamadeira, já teve um neném
    E o crime tá na moda, o carro tá blindado
    A roda-viva roda, o mundo tá mudado, Pai
    E o cara que eu votei caiu na CPI
    Jurando, “não roubei”, quase morri de rir
    E o homem vai à lua, se enche de poder
    A criança na rua sem ter o que comer
    Tá tudo liberado, é só pirataria
    Tô sendo assaltado, a letra e melodia
    E todo mundo quer é só levar vantagem
    Pra meter o pé, ficar de sacanagem
    Tá barra do jeito que tá, tá tudo virado, de pernas pro ar
    Será que existe um lugar
    Pra gente cantar, ser feliz e sambar.”
    /////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O IPTU VAI AUMENTAR MAIS DE 100% EM 2015.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  5. Pedro Victor diz:

    O país não foi dividido. O país É dividido. Somos um dos países mais desiguais do mundo. Seja Heliópolis x Morumbi, Vidigal x Leblon, ou Mãe Luiza x Petrópolis, o Brasil é sim dividido. E o governo atual foi o que mais fez para diminuir essa diferença. Qualquer olhadela no histórico do índice GINI confirma o mais descrédulo.

  6. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Gasolina vai subir amanhã, vai?
    Leiam esta notícia de hoje:
    Queda de 29 % do petróleo pegou investidores de surpresa na guerra de preços da OPEP
    Fonte:INFOMONEY.
    O petróleo cai de preço, mas no Brasil do PT a gasolina aumenta.
    Afinal, as maracutaias não podem parar.
    O povo?
    O povo que se lixe.
    FALTA DE AVISO NÃO FOI.
    ////
    QUANDO SERÃO JULGADOS OS RECURSOS SAL GROSSO?
    O IPTU VAI AUMENTAR MAIS DE 100% EM 2015.
    O MATERIAL ESCOLAR NÃO FOI ENTREGUE EM MOSSORÓ.

  7. Francisco José diz:

    na verdade, não seria dividir o país em dois. mas em algumas partes umas compostas por regiões como o sul e nordeste ou por um único estado como São Paulo. Em todos estes lugares já existem fortes movimentos e sentimentos separatistas.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011. Todos os Direitos Reservados.