• Cachaça San Valle - Topo - Nilton Baresi
sexta-feira - 13/01/2017 - 14:38h
UERN

Governador vê reajuste à Aduern, mas quer base técnico-legal

O governador Robinson Faria (PSD) recebeu comitiva de representantes dos professores da Universidade do Estado do RN (ADUERN), hoje pela manhã, em Mossoró. O encontro não fazia parte oficialmente de sua agenda administrativa na cidade.

Foi provocado ontem em reunião que o governador abriu com integrantes da Aduern, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde ocorreu protesto de servidores da Saúde e da Uern (veja AQUI), pressionando o governador.

Robinson ouve dirigente da Aduern e deixa clara sua boa vontade e apoio à Uern (Foto: Rayane Mainara)

Na reunião de hoje, com a presença do reitor da Uern, professor-doutor Pedro Fernandes Neto, a pauta foi composta basicamente por dois pontos: o auxílio saúde dos docentes e servidores da UERN e o Plano de Cargos e Salários (PCS) da categoria.

Durante a reunião, a diretoria da Aduern apresentou as reivindicações referentes à reposição salarial da categoria, com dados atualizados mostrando a defasagem nos salários dos/as docentes da instituição em 2017.

O Governador reconheceu a legitimidade do pleito, mais especificamente a concessão de um reajuste referente à inflação acumulada desde o ano de 2016 que é de 7,64%. Entretanto, segundo o governador, esta decisão precisa ser amparada em um estudo técnico a ser feito pela Reitoria da UERN que aponte o impacto financeiro no orçamento da instituição.

Acordo de 2012

Sem uma base legal e financeira, nem pensar.

A Aduern reivindicou que, assim como foi aplicado aos professores da rede estadual, a reposição da inflação seja feita imediatamente, haja vista a pesada defasagem salarial vivida pela categoria em decorrência do descumprimento de acordo firmado pelo Governo ainda em 2012.

Na época, Rosalba Ciarlini (PP) – hoje prefeita de Mossoró – era a governadora. Acertou entendimento após duas greves do professorado que duraram 172 dias no total.

Ficou acordado que nos próximos dias a administração da universidade deverá preparar este documento e enviar ao Governador. Em seguida, haverá mais uma reunião entre o sindicato e o governo para se discutir a sua implementação. Se possível, claro.

A comissão docente também afirmou que a negociação entre o governo e a Aduern pela efetiva implementação do PCS vai continuar pois a correção salarial não está vinculada apenas a este reajuste hoje reivindicado.

Acompanhe o Blog Carlos Santos pelo Twitter clicando AQUI.

Compartilhe:
Categoria(s): Administração Pública

Comentários

  1. Inácio Augusto de Almeida diz:

    Isto é o que se chama tato.
    Diz um não e todo mundo sai feliz.
    ESTA DECISÃO PRECISA SER AMPARADA POR UM ESTUDO TÉCNICO …
    ////
    OS RECURSOS SAL GROSSO SERÃO JULGADOS NESTE TRIMESTRE?

  2. João Claudio diz:

    Uma pulga atras da minha orelha me diz que essa loira de vermelho vai disputar um cargo politico em 2018.

    Eu acho que o cargo é de deputada estadual.

    Vou aguardar.

Faça um Comentário

*


Current day month ye@r *

Home | Quem Somos | Regras | Opinião | Especial | Favoritos | Histórico | Fale Conosco
© Copyright 2011 - 2024. Todos os Direitos Reservados.